Podcast

CineRua: Podcast resgata história do Cinema São Luiz e outros cines de rua

Neste mês o podcast traz a história de mais quatro cinemas de Pernambuco e encerra sua programação

Cinema São LuizCinema São Luiz - Foto: Bárbara Lino

Leia também

• Escola de Frevo comemora 25 anos com celebração virtual

• Gabi da Pele Preta revoluciona como mulher que desafia padrões

• Elza Soares lança música em homenagem ao Dia da Mulher

O CineRua Podcast entrou no mês de março contando a história de um dos maiores cinemas de rua do país e um dos mais queridos dos recifenses: o Cine São Luiz, e segue resgatando memórias e curiosidades sobre outros três: o Cine Teatro Bianor, situado em Camaragibe, o Cine Teatro Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte e o Theatro Cinema Guarany, localizado em Triunfo.  

Para os amantes do cinema e interessados em cultura, de uma maneira geral, conhecer a história dos cines de rua é, também, conhecer fatos importantes da história das cidades, que muitas vezes se entrelaçam a estes espaços, e acompanhar as mudanças dos hábitos e costumes da população. Fatos interessantes como o de o Cine São Luiz ter sido instalado onde antes funcionava um templo religioso, subvertendo a ordem do que foi visto nos últimos anos, são trazidos nos podcasts, assim como detalhes da arquitetura, como o do mesmo São Luiz, com seus vitrais icônicos ao lado da tela; e a imponência do Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, uma obra imponente que se destaca no conjunto arquitetônico da cidade e não escapa aos olhos dos moradores e visitantes.

Em cada edição o podcast resgata a relação do cinema com os habitantes da cidade, sua importância para a cultura local, as características arquitetônicas - uma atração à parte -, e traz entrevistas com representantes da cultura local, promovendo a discussão sobre a importância da preservação e da manutenção desses espaços. 

Com esses quatro cinemas, o CineRua Podcast completa a lista de dez cines que tiveram suas histórias resgatadas e segue disponível aos ouvintes, gratuitamente, nas principais plataformas de streaming.

 Atualmente o Coletivo CineRuaPE é formado por 10 mulheres, entre pesquisadoras, arquitetas, produtoras, curadoras, cineclubistas, jornalistas e publicitária.


SERVIÇO:

O quê: CineRua Podcast

Quando: Todo sábado

Episódios de março

(6): Cine São Luiz (Recife)

(13): Theatro Cinema Guarany (Triunfo)

(20): Cine Teatro Bianor (Camaragibe)

(27): Cine Teatro Santo Amaro (Taquaritinga do Norte)

Onde: Principais plataformas de streamings

Gratuito

Veja também

Beijo em 10 homens, ficar nua e mais: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram
CELEBRIDADES

Beijo em 10 homens, ficar nua e mais: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram

Bienal do Livro de São Paulo anuncia curadores para nove espaços de debates
BIENAL

Bienal do Livro de São Paulo anuncia curadores para nove espaços de debates

Newsletter