Cinema

Ciranda de Filmes reúne exibições online e gratuitas

Em sua 7ª edição, mostra ocorre através da plataforma de streaming Itaú Cultural Play

Filme "A quem interessa a ignorância?"Filme "A quem interessa a ignorância?" - Foto: Divulgação

A 7ª edição da Ciranda de Filmes ocorre desta sexta-feira (26) até o dia 10 de dezembro, focada em infância, juventude, arte e educação. Com programação online e gratuita, a mostra conta com exibição de filmes, uma oficina e cinco rodas de conversa. 

Neste ano, a iniciativa é realizada em parceria com o Itaú Cultural e as exibições dos filmes ocorrem através da plataforma de streaming Itaú Cultural Play. Uma novidade é a estreia da 1ª Mostra Escola Cirandeira, que convida professores e educadores a exibirem vídeos que revelem seus olhares e práticas sobre infância, juventude, ensino e aprendizagem.

A programação conta com três documentários que traçam um panorama da educação brasileira hoje: “Pro dia nascer feliz” e “Atravessa a vida”, de João Jardim, e “A quem interessa a ignorância?”, lançamento de Alexandre Carvalho. A seleção inclui ainda, desde o inédito “Filho de boi”, de Haroldo Borges e Ernesto Molinero, até a animação “O menino que engoliu o sol”, de Patricia Alves Dias.
 

O evento homenageia o educador pernambucano Paulo Freire e busca conexões das suas experiências e pensamentos com os filmes apresentados. Além das exibições, há uma programação paralela com rodas de conversa e uma oficina para crianças e adolescentes, que vai debater e refletir junto ao público as temáticas apresentadas na mostra.

Confira a programação:

26/11, às 19h30

“Imagem e imaginário no cinepoesia O menino que engoliu o sol: uma partilha de processo criativo”, com Patricia Alves Dias, Joel Pizzini e Paulo Brandão.

02/12, às 19h30

“Ser jovem hoje: educação, sonhos e angústias a partir da lente de João Jardim”, com João Jardim, Lourdes Atié e Vilma Guimarães.

 03/12, às 19h30

“Afeto e poesia nos espaços de aprendizagem”, com Beatriz Goulart e Stela Barbieri.

 04/12, às 17h30

“Infâncias indígenas, por que olhar para elas, o que aprender com elas?”, com Kurt Shaw e Rita de Cácia Oenning da Silva.

05/12, às 17h30

“1ª Mostra Escola Cirandeira: o esperançar ativo e coletivo nos processos artísticos e criativos dos espaços de aprendizagem”, com Fernanda Heinz Figueiredo, Patrícia Durães, Andréia dos Santos de Jesus, Naime Silva, Renata Meirelles, Roseli Novak, Shirley Oliveira e Soraia Chung Saur.
 

Veja também

BBB 22: equipes de Eslovênia e Jessilane desestimulam rivalidade diante da repercussão após provaBBB22

Equipes de Eslovênia e Jessilane desestimulam rivalidade diante da repercussão após prova

'Bridgerton': Netflix libera fotos da segunda temporada da série; confiraStreaming

'Bridgerton': Netflix libera fotos da segunda temporada da série; confira