Literatura

Circuito Cultural de PE: Martha Medeiros entre os nomes do evento

Evento propõe o diálogo entre literatura e as diversas linguagens culturais

Martha MedeirosMartha Medeiros - Foto: Reprodução

O Circuito Cultural Digital de Pernambuco, iniciado na última terça-feira (10), traz em sua programação, um bate-papo sobre editoras independentes, nesta quarta-feira (11). O evento é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a secretaria de Cultura/ Fundarpe, secretaria de Educação e Fundação Gilberto Freyre, e traz nomes do mercado editorial nacional, lançamentos literários da Cepe Editora, além da presença de um nome de peso da crônica brasileira, Martha Medeiros. A programação completa e o evento você confere aqui.

Na conversa entre os editores independentes participam o paulistano João Varella, da editora Lote 42, Banca Tatuí, e realizador da feira literária independente Miolo(s), o  jornalista, escritor e editor dos selos Recife Assombrado e La Ursa, Roberto Beltrão, e do professor, escritor e editor do selo independente Mariposa Cartonera, Wellington de Melo. "As editoras independentes já vinham se reinventando com a venda online, com a venda direta ao consumidor, e isso se intensificou durante a pandemia e acho que é um modelo que deve ser replicado e que ajudou as independentes a buscarem novas tecnologias, como clubes de leituras e outras formas de distribuir livros que estamos descobrindo ainda”, afirmou Wellington.

Para analisar o mercado leitor de hoje e de amanhã, o circuito traz Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, única no País a avaliar o comportamento do leitor com mais de 5 anos de idade. Marcado para 11h, no bate-papo Por um Brasil de Leitores, Zoara conversa com o gerente da Biblioteca Pública de Pernambuco, Hélio Monteiro. Uma live bastante esperada é a do romance Opulência (Cepe Editora), do paulistano Luis Krausz, que resgata de forma ficcional a história dos judeus que migraram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Quem conversa com o autor é a jornalista Isabelle Barros.

A escritora best-seller, jornalista e cronista brasileira, a gaúcha Martha Medeiros, que iniciou sua trajetória literária pela poesia, participará do evento na, às 17h, na live “Quem diria que viver ia dar nisso?”, nome que pega emprestado do seu 26º livro que reúne mais de cem crônicas que refletem seus processos de amadurecimento, relações humanas, filosofia, cultura, entre outros temas. 

O livro sem fim

O Circuito traz ainda o mais novo lançamento da Cepe Editora, O Livro Sem Fim, da designer Iara Adeodato. No painel Por Dentro do Livro, Iara falará sobre o processo curioso de criação do formato da obra. O livro tem apenas 13 x 9,5 centímetros - pouco menor do que o bolso padrão de uma camisa masculina - e pesa praticamente nada. Classificado como livro experimental ilustrado, ele é composto de oito desenhos, além de umas poucas palavras e frases que se relacionam com as imagens. Mas como sugere o título, as possibilidades de leitura que essa publicação nada convencional proporciona são infinitas.

Ilustrado, interativo e lúdico, O Livro Sem Fim não é destinado ao leitor infantil. O tema é particular do universo de adultos e adolescentes, como as rotinas de trabalho e estudos. “A personagem que desenhei não tem aparência de criança, é uma adulta, é uma mulher que fica rodando em círculos até tomar uma decisão. O texto reproduz o que vai passando pela cabeça da personagem quando ela está nesse processo”, declara Adeodato.

Lançado só no formato impresso, O Livro Sem Fim custa R$ 12 e está disponível nas lojas da Cepe situadas no Recife - sede, em Santo Amaro; Museu do Estado, nas Graças; e Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife - e em Olinda, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. Também pode ser adquirido pela loja virtual da Cepe.

Confira programação completa da quarta-feira:


Dia 11.11 – Quarta-feira


8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e

segunda infância.


9h – Senta, que lá vem história!

Contação da história do livro Uma festa na floresta (Cepe), de Lêda

Sellaro com o Tapete Voador.


10h – Oficina Infantil Caixinha de Ritmo

Com a Fada Magrinha.


11h – Bate-papo: Por um Brasil de Leitores

Participação de Zoara Failla (Instituto Pró-Livro) e apresentação de

Hélio Monteiro (diretor interino da Biblioteca Pública de Pernambuco).


12h - Prazer de Ler!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.


14h – Por dentro do livro

Processo de criação de O livro sem fim, de Iara Adeodato, lançamento

da Cepe Editora.


15h – Bate-papo: Atuação das editoras independentes.

Participação de Wellington de Melo (Mariposa Cartonera) e João Varella

(Lote 42) com mediação de Roberto Beltrão.


16h – Apresentação infantil: Vento forte para água e sabão

Com a Companhia Fiandeiros de Teatro.


17h – Live ‘Quem diria que viver ia dar nisso?”

Participação da escritora Martha Medeiros com apresentação de Luiza

Maia.


18h – Cineminha

Acalanto, de Evandro Lunardo.


19h – Lançamento literário

Opulência (Cepe), de Luís Krausz. Conversa entre o autor e a

jornalista Isabelle Barros.


20h – Sarau cultural: O pai, o filho e a música

Com João Netto e Pabllo Moreno.

Veja também

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor
famosos

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor

Newsletter