Cinema

Circuito de Cinema Infantil traz oficinas e debates de profissionais de todo o Brasil

Evento está com inscrições abertas e acontece entre 14 e 19 de junho ao vivo pelo YouTube; Programação é gratuita e acessível em Libras

CurtaCurta - Foto: Divulgação

O Circuito de Cinema Infantil chega à décima edição em 2021 e promove entre os dias 14 e 19 de junho oficinas, exibição de filme e conversas com célebres intelectuais do Brasil e de Santa Catarina. A edição comemorativa leva para o centro do debate temas como a importância da pluralidade e da representatividade das diferentes infâncias brasileiras nas telas. Um convite para profissionais e agentes da educação e do cinema a refletir sobre a descolonização do olhar — pauta social relevante na contemporaneidade. As conversas serão transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Mostra e ficarão disponíveis para quem quiser assistir depois.

Entre os convidados estão a socióloga Helena Singer, de São Paulo; o escritor e líder indígena André Baniwa, da Amazônia; a professora e antropóloga Jozileia Kaingang, de Joinville; e a documentarista Renata Meirelles, diretora do doc Território do Brincar.

O tema das diversas infâncias do Brasil - dos povos indígenas, dos ribeirinhos, das crianças do interior, das áreas rurais e urbanas, entre tantas outras - será discutido ao longo de cinco dias. A abertura no dia 14 será sobre Pandemia, escola e outros agentes da educação. Esse encontro será às 19h. Nos dias 15 a 18 de junho, as conversas estão marcadas para às 14h.

Destaque também para a participação da professora e antropóloga Jozileia Kaingang, de Joinville, e do escritor e líder indígena André Baniwa, que na terça (15) se juntam à antropóloga e cineasta e Rita da Silva para discutir o tema Povos indígenas: conhecer, respeitar e se encantar.

Outra conversa importante debate o tema Descolonizando olhares, na quarta (16), com a antropóloga Mayana Nunes, o cineasta e educador Anderson Lima e a doutora em educação Roselete Aviz. Na quinta (17), os diretores do doc Território do Brincar Renata Meirelles e David Reeks conversam sobre Imagem, Infância e Cultura Popular com Nado (Reonaldo) Manoel Gonçalves, doutor em Educação e nome importante da cultura popular de Florianópolis.

O encerramento da série de Conversas será sobre Séries de animação para todas as infâncias e terá a participação da diretora do Anima Mundi Aída Queiroz, diretora da série Mulheres Fantásticas.

Oficinas de animação e audiovisual para educadores

O Circuito de Cinema Infantil também promove duas formações práticas e gratuitas para professores e professoras e profissionais interessados em cinema e educação. Na Oficina "O audiovisual em contextos educativos: a construção do olhar, o Coletivo Móbile Educacional (SC)" apresenta as possibilidades para inspirar práticas educativas com audiovisual. Esse workshop, totalmente online, é dividido em duas partes, que serão ministradas no dia 14 nos turnos matutino e vespertino.

Nos dias 15, 16 e 17 ocorre a Oficina de Animação, com o Instituto Marlin Azul (ES). A proposta é ensinar o passo a passo para a produção de um curta-metragem e da técnica stop motion, além de promover um exercício de experimentação de animação livre usando um aplicativo.

As inscrições para as oficinas e conversas do Circuito seguem abertas até a abertura do evento (dia 14) e dão direito a certificado mediante participação de no mínimo 10 horas de programação. Detalhes das inscrições e programação estão disponíveis no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/circuito/.

Serviço

Circuito de Cinema Infantil
De 14 a 19 de junho
100% on-line e gratuito
Evento emite certificado mediante 10 horas de participação nas oficinas e conversas
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Mostra de Cinema Infantil

 

 

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter