Cultura+

Circuito Musica Brasilis apresenta composições eruditas do século 19

Obras do padre e professor José Maurício Nunes Garcia é executada nesta quinta-feira (31) no Teatro de Santa Isabel

Orquestra Sinfônica da UFPEOrquestra Sinfônica da UFPE - Foto: Divulgação

Mulato descendente de escravos, padre e professor, José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) teve fundamental importância para a música erudita brasileira do século 19. Pouco reverenciado nos dias de hoje, a vida e a obra do compositor carioca - cujo nascimento completa 250 anos - ganham o palco do Teatro de Santa Isabel. Ele é o homenageado da vez do Circuito Musica Brasilis, que aporta no Recife, nesta quinta-feira (31), com concerto às 20h, depois de passar pelo Rio de Janeiro, Petrópolis e Porto Alegre.

O repertório da apresentação estreia, em tempos modernos, as únicas obras não sacras sobreviventes do artista: "Ulissea" e "Triunfo da América". As composições foram recuperadas pelo musicólogo Sérgio Dias, na residência dos Orleans e Bragança, em Portugal. "Dom João VI reconhecia o valor do trabalho produzido por José Maurício. Ele usava o próprio dinheiro para encomendar suas obras.

Leia também:

Projeto All'Opera aproxima público do ritmo erudito

Provavelmente, essas peças encontradas foram compradas por ele e levadas quando a família real portuguesa deixou o Brasil", explica a cravista Rosana Lanzelotte, curadora e idealizadora do festival. Também serão tocadas as músicas religiosas "Laudamus Te" e "Abertura em ré".

As composições serão executadas pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com regência de Sérgio e participação das solistas Marília Vargas e Gleice Mello. Entre uma música e outra, projeções de imagens e um roteiro teatral ajudam a contextualizar o repertório. Interpretando José Maurício Nunes, o ator pernambucano Carlos Ferrera narra o texto de autoria de Rosana, revelando um pouco da biografia do compositor e do período histórico que ele viveu. "Para atrair o interesse do público, pensei em criar espetáculos no sentido mais amplo, envolvendo as obras numa dramaturgia que não soasse didática", afirma a curadora.

Depois da capital pernambucana, a turnê nacional do projeto deve passar por Brasília, Manaus e Aracaju com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Criado em 2009, o circuito é um desdobramento do portal Musica Brasilis, que disponibiliza partituras, áudio e vídeo de peças musicais de compositores brasileiros, desde o período colonial até a época contemporânea. "Hoje, temos 15 mil acessos por mês, vindos de várias partes do mundo. Essa é a prova de que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo maior, que é dar visibilidade à música brasileira", continua Lanzelotte.

A série de espetáculos cênico-musicais faz ainda outras homenagens. O circuito prestigia ainda o compositor francês Darius Milhaud (1892-1974), que chegou ao Brasil há cem anos; a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935), que completaria 170 anos de nascimento; e os 200 anos de falecimento do Conde da Barca (1754-1817), cuja morte é tema de cortejo fúnebre de Sigismund Neukomm (1778-7858).

Serviço
Circuito Musica Brasilis
Quando: nesta quinta-feira (31), às 20h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3355-3322

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter