Coentro – o inibidor natural

O uso do coentro contribui para um melhor rendimento mental, o que ajuda na realização de muitas atividades diárias.

CoentroCoentro - Foto: Pixabay

Estou aos risos concluindo este texto para vocês. Quando a equipe que contribui com a coluna Holística Vida Verde estava escolhendo o tema desta semana, Tiago optou pelo coentro, creio que cumpriu o prometido da planta, porém se inibiu. Anamaria, aos risos informou o porquê após concluir a pesquisa: o coentro é um inibidor sexual natural, é anafrodisíaco.

É interessante muitos pais de pré-adolescentes e adolescentes incluírem nas refeições e saladas o coentro para que eles foquem mais os estudos, pois favorece o desempenho mental e reduz o apetite sexual.

A Poderosa Anamaria nos explica melhor: “É uma planta pequena e aromática, cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico. Muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região Norte. Em Portugal, é muito utilizado, por exemplo, na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País.

Já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos), além de possuir efeito anafrodisíaco.

Pode chegar a quase 1 metro de altura quando floresce. As folhas mais jovens têm um sabor mais suave que as folhas mais velhas, que normalmente possuem um sabor bastante forte.

Curiosidades sobre o coentro

Funciona como agente refrescante, sendo utilizado no combate da mau hálito.

A necessidade de dormir bem faz-se presente? Uma bebida com coentro antes de dormir ajudará em um descanso mais profundo e, graças a isso, o corpo poderá recuperar suas energias.

As mulheres podem tê-lo na sua lista de alimentos naturais que ajudam no combate às dores menstruais. As propriedades do coentro minimizam esses sintomas, o que melhorará seu dia.

Seus óleos são muito utilizados pelas indústrias para a preparação de loções corporais, já que esses óleos possuem destacados notas aromáticas, muito chamativas para a elaboração de essências.

O coentro possui propriedades relaxantes, as quais podem ser utilizadas em tratamentos antiespasmódicos, inclusive chegando a melhorar o trânsito intestinal.

As substâncias contidas na planta possuem qualidades antibióticas e antibacterianas, o que faz com que ela possa ser empregada no tratamento de feridas, ajudando na higienização e recuperação.

O uso do coentro estimula a atividade cerebral, além do que o sistema nervoso vê-se influenciado positivamente por esses efeitos. Isso contribui para um melhor rendimento mental, o que ajuda na realização de muitas atividades diárias.

Como plantar

Clima - pode ser cultivado em qualquer clima, mas se desenvolve melhor em regiões de clima quente.

Luminosidade - pode ser cultivado em lugares ensolarados ou com sombra parcial com alta luminosidade. Porém, em pleno sol as folhas têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial

Solo – bem drenado e rico em matéria orgânica. Como é uma planta rustica, o coentro tolera várias condições de solo, sendo que folhas com melhores aromas e sabores são encontradas em plantas cultivadas em solos pouco férteis.

Irrigação – o solo deverá estar úmido, mas não encharcado. Permitindo que o solo seque ligeiramente.

Plantio – por ter baixa taxa de germinação e podem demorar a germinar. Deixar as sementes de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Plante as sementes no local definitivo na horta, a até 1 cm de profundidade.O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, terá seu desenvolvimento bastante limitado.

Cuidados – retire sempre as plantas invasoras.

Colheita - a colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.”

Com certeza o coentro será bastante utilizado por uns, até estimulado o consumo para merendas escolares. Mas, com certeza, reduzido por outros a partir dessas informações.

Milhões de beijos iluminados,

Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (mais uma vez agradeço o carinho e a dedicação):

Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE. Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

* Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected]

Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Vênus inclina ao amor e à beleza

Vênus inclina ao amor e à beleza

Paço do Frevo faz live em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco
Live

Paço do Frevo faz live em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco