Fundaj

"Coleção Cinemateca Pernambucana" ganha lançamento via live pela Editora Massangana

Amanda Mansur e Liliana Tavares vão apresentar obras no canal da Fundação Joaquim Nabuco no YouTube

Lançamentos vão ser os primeiros da "Coleção Cinemateca Pernambucana", da Editora MassanganaLançamentos vão ser os primeiros da "Coleção Cinemateca Pernambucana", da Editora Massangana - Foto: Divulgação

"A Brodagem no Cinema Pernambuco", de Amanda Mansur e "Verouvindo: Audiodescrição e o Som do Cinema", de Liliana Tavares, os primeiros títulos da "Coleção Cinemateca Pernambucana", ganham lançamento em live nesta sexta-feira (17) no canal do YouTube da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O lançamento dos livros, da Editora Massangana (Fundaj), conta com a participação das autoras e também do pesquisador Paulo Cunha e de Túlio Rodrugues, chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação. O encontro está marcado para as 17h.
 

Para Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana, a coleção "surge para difundir ainda mais o cinema produzido em Pernambuco, reunindo obras com abordagens históricas, técnicas e estéticas consideradas essenciais para o campo audiovisual". 

Os dois primeiros volumes da “Coleção Cinemateca Pernambucana" resultam  das teses de doutorado das autoras. A obra "Verouvindo: audiodescrição e o som do cinema" traz exemplos de filmes produzidos com acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão.

Um deles é o curta metragem “AutoFalo”, escrito e dirigido por Caio Dornellas, produtor audiovisual natural de Goiana (PE).

Já o livro “A Brodagem no Cinema em Pernambuco” aborda o suporte da produção e da qualidade do cinema pernambucano, que, para a autora Amanda Mansur, está totalmente vinculado a uma comunidade de afetos. Ela estuda o cinema pernambucano desde 2007. 

SERVIÇO
Lançamento da "Coleção Cinemateca Pernambucana"
Sexta-feira (17), a partir das 17h, no YouTube da Fundaj

 

Veja também

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos
BRASIL

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

Newsletter