Cultura+

Colson Whitehead e Benjamin Moser vencem prêmio Pulitzer

Escritores foram premiados pelos livros "Reformatório Níquel", de Whitehead, e "Sontag - Vida e Obra", de Moser; títulos foram publicados no Brasil

Colson Whitehead, de "The Underground Railroad", fala ao lado do carioca Geovani MartinsColson Whitehead, de "The Underground Railroad", fala ao lado do carioca Geovani Martins - Foto: Divulgação

O escritor Colson Whitehead, que já havia sido premiado pelo seu romance "Underground Railroad", foi anunciado, na segunda-feira (4), como o ganhador de mais um prêmio Pulitzer, dessa vez pelo livro "Reformatório Níquel" - no qual, por meio da história de um reformatório para menores infratores, discute a segregação racial nos Estados Unidos.

O júri do Pulitzer descreveu o romance como "uma narrativa poderosa de perseverança, dignidade e redenção humanas". Ambos os livro do autor são publicados no país pel HarperCollins Brasil e estão em catálogo.

Leia também:
Fotografia sobre manifestação no Sudão ganha prêmio mundial 
Oceanos — Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa divulga os resultados da primeira etapa 

O escritor e pesquisador Benjamin Moser, por sua vez, foi eleito pelo livro "Sontag - Vida e Obra" (Companhia das Letras), biografia de Susan Sontag, lançada no Brasil no ano passado. A obra é fruto de sete anos de entrevistas e pesquisas nos arquivos deixados pela intelectual.

Os jurados do Pulitzer disseram que a biografia de Moser captura a inteligência e a humanidade de Sontag, bem como seus "vícios, ambiguidade sexual e entusiasmo volátil".

Na categoria poesia, o Pulitzer elegey "The Tradition", de Jericho Brown, não publicado no Brasil. Já as obras de não ficção eleitas foram "The End of the Myth", de Greg Grandin, em "The Undying", de Anne Boyer.

A obra de dramaturgia eleita foi "A Strange Loop", de Michael R. Jackson.

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter