Galeria de Arte

Com mercado aquecido, Recife vê novas galerias de arte surgirem

Espaços de arte foram exceção em meio à crise no setor cultural desde o início da pandemia da Covid-19

Galeria 180ArtsGaleria 180Arts - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

De 2021 para cá, o Recife vem multiplicando o seu número de galerias de arte, com novos espaços sendo abertos na Zona Sul, na Zona Norte e no Centro. Tais empreendimentos representam um momento diferente para o mercado das artes na cidade, que tem andado aquecido desde a pandemia de Covid-19.

Foi em meio à crise sanitária global que a empresária Christiana Asfora Cavalcanti encontrou o local ideal para concretizar o sonho de abrir uma galeria de arte, algo que idealizava desde 2017. A casa de 300 metros quadrados, construída em 1941 e localizada no bairro do Pina, passou por uma reforma para, em janeiro do ano passado, abrir as portas como a Christal Galeria, abrigando ainda um café, onde apresentações musicais são realizadas periodicamente. 

 

Christal GaleriaChristal Galeria            Crédito: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Depois de um ano de funcionamento, a proprietária sente que vem conseguindo estabelecer o nome da galeria em um cenário com cada vez mais concorrentes. Na curadoria do acervo e das exposições, ela conta com a colaboração de Stella Mendes, historiadora e gestora cultural com passagem pelo Masp. Atualmente, as paredes do espaço estão sendo ocupadas por obras do xilogravurista J. Borges, em cartaz até o dia 30 de julho. 

 

Outra galeria que nasceu para o público em 2021, também na Zona Sul, foi a Marco Zero. Capitaneado por Marcelle Farias e Eduardo Suassuna, o empreendimento funciona em um imóvel com 600 metros quadrados, em Boa Viagem, oferecendo três ambientes expositivos. Desde a sua inauguração, o espaço recebeu somente exposições de grandes nomes das artes visuais no Nordeste, como Gilvan Samico, Tereza Costa Rêgo e, neste momento, João Câmara.

 

Marco Zero              Crédito: Deyvson Nunes/Divulgação

"Nosso foco inicial é o mercado secundário, que é o de revenda de obras de arte. Com muita responsabilidade e planejamento, estamos iniciando um trabalho no mercado primário, que é o da representação de artistas, que queremos fazer da forma mais ética possível", explica Marcelle. Ela adianta que, no mês de agosto, a galeria vai receber uma exposição em comemoração aos 90 anos do artista plástico pernambucano José Cláudio, com curadoria de Clarissa Diniz. 

Espaço para múltiplos e séries
A Número Galeria, também localizada em Boa Viagem, foi criada com um perfil bastante específico. Eduardo Gaudêncio e Ricardo Lyra, criadores da plataforma de comercialização de obras de arte online SpotArt, se uniram à marchand Lúcia Costa Santos (Amparo 60) para tirarem do papel a ideia de uma galeria especializada na venda de múltiplos e séries. No acervo, estão peças assinadas por nomes como Marcelo Silveira, Paulo Bruscky e Márcio Almeida. 
 

Número Galeria        Crédito: Américo Nunes/Divulgação

"Recebemos da CasaCor, no ano passado, o convite para desenvolvermos um modelo de galeria pop-up. Foi uma forma de experimentar uma ideia que a gente já tinha e acabou dando muito certo. O grande diferencial dos múltiplos e séries é que, pela quantidade de tiragem, o comprador pode adquirir uma obra de um grande artista por valores mais acessíveis", diz Eduardo. 

Espaço para artistas emergentes
No mesmo mês em que a Número abria as suas portas, em março deste ano, outra galeria era inaugurada no bairro do Recife. Ocupando o primeiro andar de um imóvel na rua da Guia, a 180Arts tem como foco a divulgação do trabalho de artistas emergentes.
 

Galeria 180Arts                     Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


"Nossa proposta é atingir quem está começando agora e não é alcançado pelas galerias tradicionais, dando a oportunidade de ter a sua arte exposta", afirma Tiago Monteiro, que administra o local em parceria com a sócia, Yasmin Batista. Até 11 de junho, o artista visual Heron Azul de Barros realiza a sua primeira exposição individual no local.

Quem também tem mirado em novos nomes das artes visuais é a arquiteta Cecília Alves, que abriu um espaço físico para a sua Cecí Galeria em novembro do ano passado, na Tamarineira, após uma experiência bem-sucedida comercializando obras através do Instagram
 

Ceci Galeria             Crédito: Tiago Lubambo/Divulgação

"O espaço surgiu como um escritório, para conseguir armazenar adequadamente as peças e receber clientes, artistas e prestadores de serviço, já que a minha casa não dava mais conta da demanda. Fiz uma primeira exposição para inaugurar, mas logo surgiu a necessidade de outras", aponta a dona da galeria, onde a mostra "A Razão e o Sublime", de Silvio Zancheti e Raul Córdula, pode ser conferida até o dia 2 de junho. 

Armando Garrido, que comanda a Garrido Galeria desde 2018, vê com bons olhos o surgimento de novos empreendimentos no setor artístico. Ele próprio expandiu seu negócio, se juntando ao empresário e colecionador João Marinho para criar a Garrido Marinho, extensão da sua galeria em Boa Viagem. 

"A pandemia aqueceu o mercado de artes. Por conta do isolamento, os consumidores voltaram seus olhares para dentro de casa, comprando mais obras. Alguns perceberam esse movimento e se lançaram no mercado, o que acho bem saudável para todos e só me estimula", observa Armando.

Serviço

Número Galeria
Onde: Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 - 2° andar - Boa Viagem
Visitas: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábado, das 10h às 15h
Instagram: @numerogaleria 

Galeria Marco Zero
Onde: Av. Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem
Visitas: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 17h
Instagram: @galeriamarcozero  

Christal Galeria
Onde: Onde: Rua Est. Jeremias Bastos, 266, Pina
Visitas: De terça-feira a sábado, das 10h às 19h
Instagram: @christalgaleria  

Galeria 180Arts 
Onde: Rua da Guia, 207 - 1° Andar - Bairro do Recife
Visitas: De quarta a sexta-feira, das 10h às 18h
Instagram: @galeria180arts  

Cecí Galeria
Onde: Estrada do Arraial, 2541 - sala 102 - Tamarineira
Visitas: De segunda-feira a sábado, das 15h às 19h
Instagram: @ceci_galeria  

Garrido Marinho
Onde: R. Prof. José Brandão, 163, Boa Viagem
Visitas: De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h (agendadas)
Instagram: @garridogaleria 
 

Veja também

Filhos afastados de Cid Moreira pediram abertura de inventário horas após morte do apresentador
HERANÇA

Filhos afastados de Cid Moreira pediram abertura de inventário horas após morte do apresentador

Odara Ôdesce faz 12 anos e celebra com show de Daniela Mercury neste sábado (5)
festa

Odara Ôdesce faz 12 anos e celebra com show de Daniela Mercury neste sábado (5)

Newsletter