Artes visuais

Com pássaros de papel, Andréa Tom cria obras inspiradas no isolamento social

Além de compartilhar as criações em seu Instagram, artista pretende realizar ação nas ruas do Recife

"Revoada", de Andréa Tom, traz memória afetiva da artista"Revoada", de Andréa Tom, traz memória afetiva da artista - Foto: Ana Lu/Divulgação

O isolamento social, medida necessária para o combate ao novo coronavírus, acabou adiando vários projetos artísticos. Por outro lado, o tempo maior em casa deu espaço à criatividade para alguns. É o caso da produtora de moda e artista plástica pernambucana Andréa Tom, que passou a produzir passarinhos multicoloridos feitos de papel.

A ideia nasceu logo no início da pandemia em março, como uma forma de passatempo. “Fui passar a quarentena com a minha mãe e precisava de algo que trouxesse um pouco de alegria naquele momento. Já trabalho com flores de papel para decoração há seis anos. Então, pensei em testar com pássaros. Fui montando, estudando as formas, brincando com isso e acabei gostando do resultado”, conta.

Foi a memória afetiva que levou a artista a pensar nas aves. “Meu avô morava em um lugar muito arborizado, que sempre atraia os passarinhos. Lembro de ir para a escola ouvindo o som deles”, diz. Há também uma simbologia ligada ao momento atual por trás da escolha.

“Assim como pássaros trancados em gaiolas, nós nos sentimos presos na pandemia. Fomos tolhidos de nossa presença nas ruas, mas podemos encontrar a liberdade dentro de nós mesmos, através do nosso pensamento e do nosso fazer”, comenta.

Ao longo de oito meses, Andréa produziu mais de 90 pássaros de papel, em um processo totalmente artesanal. Incentivada pelo namorado, que é designer, ela decidiu reunir as peças em formato de quadros. Batizada de “Revoada”, a coleção será lançada nesta segunda-feira (16), na página da artista no Instagram (@andreattom).

“Tive a ajuda da fotógrafa recifense Ana Lu, que está vivendo em São Paulo, assim como eu. Catalogamos juntas todos os passarinhos e ela fotografou um por um. Essas imagens estarão na rede social e, quem se interessar em adquirir algum produto, pode entrar em contato comigo por lá”, afirma.

Artista levou seus pássaros para as ruas de São Paulo (Foto: Ana Lu/Divulgação) 

Em outro projeto envolvendo suas criações, Andréa transformou as fotografias em lambe lambes. Acompanhada por Ana Lu e obedecendo as normas sanitárias, ela saiu pelas ruas da Capital paulista colando as imagens em muros e postes. A ação foi registrada em vídeo, que também será divulgado pelas redes sociais.

“Pretendo fazer a mesma coisa no Recife, em dezembro. É uma forma de libertar esses passarinhos também, além de embelezar a cidade e levar as pessoas, neste momento tão conturbado, a encontrarem algo bonito de se ver quando elas tiverem que sair às ruas”, explica. A artista planeja ainda novos desdobramentos para as suas aves de papel.

“Eu imagino elas em estampas de uma linha para casa, por exemplo. Cada vez mais, estou querendo diversificar. A gente precisa se reinventar, descobrir novos caminhos e buscar novas aventuras, para a vida ter sempre movimento”, aponta.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter