Cultura+

Com porte de esculturas: exposição reúne fantasias de Robson Chagas

Mostra com os suntuosos trajes criados pelo decorador e artista pode ser conferida em shopping da Zona Sul

Robson mostra looks como o inspirado no Carcará, no Shopping RioMarRobson mostra looks como o inspirado no Carcará, no Shopping RioMar - Foto: Rafael Furtado

Robson Chagas é uma atração à parte nos bailes pré-carnavalescos do Recife. Ano após ano, há mais de duas décadas, ele atrai as atenções dos foliões com suas fantasias para lá de exuberantes e criativas. No Baile Municipal, neste sábado, por exemplo, a inspiração é a cultura árabe, mas em versão estilizada. Tudo sai da cabeça do próprio estilista, que desenha cada uma das roupas especialmente para as festas. Algumas dessas peças exclusivas estarão expostas na unidade do Shopping RioMar da loja Vert Rouge Sophistiqué. A abertura para convidados ocorre nesta quarta-feira (15), a partir das 17h.

Na loja, estarão expostas dez fantasias produzidas ao longo dos últimos dez anos para edições do Baile Municipal e do Baile dos Artistas. Mas no acervo pessoal do artista há muito mais peças. “Nunca parei para contar, mas passa de 50, com certeza”, revela o artista. Filho de mãe costureira e pai alfaiate, ele cresceu na companhia de tecidos, linhas e agulhas. “É um universo com o qual tenho muita proximidade. Nunca penso na fantasia pela fantasia, mas sim na alta-costura. Minhas preocupações maiores são o primor do corte e a qualidade do tecido usado”, afirma.

O envolvimento com a folia de Momo começou na adolescência. “Aos 17 anos, fui levado por José Mário Austregésilo para trabalhar na coordenação do Baile Municipal. A partir desse dia, o carnaval impregnou em mim e não me largou mais“, relembra. Com o passar do tempo, ele foi se especializando nesse tipo de festa, sempre presente como jurado, homenageado ou decorador de festas e camarotes diversos.

Em seu baile de estreia, Robson já desfilava um smoking estilizado confeccionado para a ocasião e, desde então, nunca repetiu um figurino. Algumas de suas criações são verdadeiras esculturas. A fantasia “Embaixador dos Brilhantes”, utilizada no Baile dos Artistas 2017, pesa 23 quilos e foi feita com pedras de brilhantes e penas de faisão.

A ideia para a indumentária pode surgir de diferentes maneiras. Quando criou “Carlota quase Joaquina”, por exemplo, o decorador vinha de uma rápida passagem por Portugal, onde os tradicionais azulejos do país. “Por trabalhar com decoração, eu sou um eterno pesquisador. Vou juntando as minhas referências e colocando nos desenhos”, diz.

A exposição pode ser vista até o fim de fevereiro. “Fiquei muito honrado com o convite dos donos da loja. Só reforçou um sonho antigo que pretendo levar adiante. Eu quero, daqui a dois anos, lançar uma exposição maior e mais elaborada, com toda a minha coleção, junto com um livro que conte a minha trajetória e essa minha paixão pelo carnaval”, adianta.

Serviço:

Exposição de Fantasias de Robson Chagas
Abertura nesta quarta (15), às 17h
Em cartaz até o fim de fevereiro
Visitas de segunda a sábado, das 9h às 22h. Aos domingos das 12h às 22h.
Vert Rouge Sophistiqué (Shopping RioMar)
Informações: 3031.0623

Veja também

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos
BRASIL

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

Newsletter