Lives

Com restrições, Festa do Carmo inicia programação musical nesta segunda-feira

Até o dia 15, público poderá acompanhar lives de Dudu do Acordeon, Irah Caldeira e Padre Damião Silva. Celebrações religiosas terão número limitado de fiéis para evitar aglomerações.

Padre Damião SilvaPadre Damião Silva - Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (13) a programação cultural da Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife. Para evitar aglomerações, por causa da pandemia do novo coronavírus, as apresentações serão transmitidas pela internet. Pelo mesmo motivo, as celebrações religiosas terão número limitado de participantes e a tradicional procissão não será acompanhada pelos fiéis.

A parte musical da festa será composta por três lives nos dias 13, 14 e 15 de julho, sempre às 21h. A primeira é de Dudu do Acordeon. Na terça (14), se apresenta Irah Caldeira e, na quarta (15), véspera do feriado municipal, o Padre Damião Silva comanda o show virtual. As apresentações serão transmitidas pelas redes sociais da Basílica do Carmo.

Com o tema "Senhora do Carmo, saúde dos enfermos" e o lema "Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!", o festejo terá restrições para prevenir a contaminação do novo coronavírus. É a primeira vez em 324 anos que os fiéis não vão acompanhar a procissão, mas a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo ficará em um altar montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho.


As Santas Missas vão ser realizadas até o dia 15 de julho às 7h, 10h, 12h e 15h. A celebração do novenário segue até o próximo dia 14 e a celebração das vésperas solenes no dia 15 próximo, sempre às 19h.

No dia 16 de julho, data dedicada a Nossa Senhora do Carmo, serão realizadas duas missas, às 5h e 8hs. A Santa Missa Solene de encerramento vai ser realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 10hs. Outras duas missas, às 13h e 16h, vão finalizar a festa.

Devido à pandemia, a Basílica do Carmo segue as orientações das autoridades sanitárias. Entre as medidas de prevenção à doença estão redução em 30% do público em cada celebração. A higienização dos bancos e dos pisos após cada cerimônia, o uso do álcool em gel que vai ser oferecido na entrada da Basílica e o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que irão entrar na igreja.

Para participar das celebrações do novenário e das vésperas solenes, que vão ser celebradas às 19h, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do whatsapp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723.9140. Já para as missas o acesso vai acontecer por ordem de chegada.

 

Veja também

Ellen Page fala sobre representatividade em série da Netflix e compara com sua infância
streaming

Ellen Page fala sobre representatividade em série da Netflix e compara com sua infância

Dua Lipa mostra tatuagem falsa e internautas comparam ao apresentador Ratinho
celebridades

Dua Lipa mostra tatuagem falsa e internautas comparam ao apresentador Ratinho