Comédia até nos bastidores de 'Os farofeiros'

Atores e roteirista do filme, que estreia em 8 de março, estiveram no Recife para divulgar o longa-metragem

Aline Riscado, Cacau Protásio e Maurício Manfrini integram o elencoAline Riscado, Cacau Protásio e Maurício Manfrini integram o elenco - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco

Um grupo de colegas de trabalho resolve passar o feriado na praia, com suas respectivas famílias. O sonho da viagem perfeita, no entanto, acaba em frustração, já que nada sai conforme o planejado. Esse é a premissa central do enredo de "Os farofeiros" (nova comédia do diretor Roberto Santucci, que estreia no dia 8 de março), mas também poderia ser o resumo de uma história real, vivida por uma pessoa comum. A identificação é a principal arma usada pelo longa-metragem para fisgar o público, segundo o roteirista Paulo Cursino, que esteve no Recife, junto com parte do elenco, para divulgar o filme.

Leia também:
'Três Anúncios para um Crime' se consagra no Bafta
Conflitos do cotidiano se dilatam no filme 'O insulto'
Whindersson, Tom Cavalcante, Tirullipa e De Luca juntos em comédia
Fabiana Karla filma 'Lucicreide vai pra Marte' em Pernambuco

"A ideia surgiu quando eu e o Santucci estávamos fazendo 'Até que a sorte nos separe 2'. Tem uma pequena parte em que a família se perde na estrada e vai parar num hotel onde nada dá certo. E essa era a parte em que as pessoas mais riam. Então, pensamos em fazer algo só sobre esse tipo de situação", conta Paulo.

Os criadores buscaram inspiração em clássicos do humor norte-americano, como "Férias frustradas" (1983), mas quiseram dar um toque brasileiro. "Colocamos o que a gente vive aqui: praia lotada, mosquito, cama de armar. É um nicho pouco explorado pelo cinema nacional. Foi muito divertido escrever", afirma.



Cacau Protásio, uma das protagonistas, conta que já viveu um momento parecido com o da trama. "Uma vez, fui para um aniversário em uma casa que era um horror. Eu dormia com um olho aberto e o outro fechado, com medo de entrar algum bicho. Todo mundo já passou por uma experiência como essa. É bom, porque a gente se diverte e aprende, mas não quer repetir nunca mais", compartilha.

Jussara, a personagem da atriz (que ficou conhecida por sua participação na novela "Avenida Brasil"), é casada com Lima, interpretado pelo ator Maurício Manfrini. Conhecido por dar vida ao malandro Paulinho Gogó, do programa "A praça é nossa" (SBT), o humorista faz sua estreia no cinema.

"O Lima e o Paulinho têm elementos muito parecidos. No início, sofri bastante para conseguir aproveitar essas características, mas achando uma linha própria para o novo papel", conta. Suas cenas com Cacau garantem boa parte das risadas conquistadas pelo longa. "Como muitos casais, eles são amor e ódio o tempo inteiro. Casal apaixonado é aquele que briga por tudo, mas não se separa por nada", comenta o ator.

Também em seu primeiro trabalho na tela grande, Aline Riscado garante que o bom humor não reinou só na ficção. "Dei a sorte de pegar um elenco maravilhoso. A gente brincava sempre nos bastidores. Foi muito prazeroso. Por isso, espero que venham várias sequências pela frente", deseja. Segundo o roteirista, esse é um sonho que não está longe de se concretizar. "Material não falta para garantir uma franquia", adianta.

Veja também

Edital Joel Datz, da segunda etapa da Lei Aldir Blanc no Recife, tem resultado divulgadoRecife

Edital Joel Datz, da segunda etapa da Lei Aldir Blanc no Recife, tem resultado divulgado

Juliette recusa convite para participar do BBBFamosos

Juliette recusa convite para participar do BBB