Cultura+

Comédia até nos bastidores de 'Os farofeiros'

Atores e roteirista do filme, que estreia em 8 de março, estiveram no Recife para divulgar o longa-metragem

Aline Riscado, Cacau Protásio e Maurício Manfrini integram o elencoAline Riscado, Cacau Protásio e Maurício Manfrini integram o elenco - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco

Um grupo de colegas de trabalho resolve passar o feriado na praia, com suas respectivas famílias. O sonho da viagem perfeita, no entanto, acaba em frustração, já que nada sai conforme o planejado. Esse é a premissa central do enredo de "Os farofeiros" (nova comédia do diretor Roberto Santucci, que estreia no dia 8 de março), mas também poderia ser o resumo de uma história real, vivida por uma pessoa comum. A identificação é a principal arma usada pelo longa-metragem para fisgar o público, segundo o roteirista Paulo Cursino, que esteve no Recife, junto com parte do elenco, para divulgar o filme.

Leia também:
'Três Anúncios para um Crime' se consagra no Bafta
Conflitos do cotidiano se dilatam no filme 'O insulto'
Whindersson, Tom Cavalcante, Tirullipa e De Luca juntos em comédia
Fabiana Karla filma 'Lucicreide vai pra Marte' em Pernambuco

"A ideia surgiu quando eu e o Santucci estávamos fazendo 'Até que a sorte nos separe 2'. Tem uma pequena parte em que a família se perde na estrada e vai parar num hotel onde nada dá certo. E essa era a parte em que as pessoas mais riam. Então, pensamos em fazer algo só sobre esse tipo de situação", conta Paulo.

Os criadores buscaram inspiração em clássicos do humor norte-americano, como "Férias frustradas" (1983), mas quiseram dar um toque brasileiro. "Colocamos o que a gente vive aqui: praia lotada, mosquito, cama de armar. É um nicho pouco explorado pelo cinema nacional. Foi muito divertido escrever", afirma.



Cacau Protásio, uma das protagonistas, conta que já viveu um momento parecido com o da trama. "Uma vez, fui para um aniversário em uma casa que era um horror. Eu dormia com um olho aberto e o outro fechado, com medo de entrar algum bicho. Todo mundo já passou por uma experiência como essa. É bom, porque a gente se diverte e aprende, mas não quer repetir nunca mais", compartilha.

Jussara, a personagem da atriz (que ficou conhecida por sua participação na novela "Avenida Brasil"), é casada com Lima, interpretado pelo ator Maurício Manfrini. Conhecido por dar vida ao malandro Paulinho Gogó, do programa "A praça é nossa" (SBT), o humorista faz sua estreia no cinema.

"O Lima e o Paulinho têm elementos muito parecidos. No início, sofri bastante para conseguir aproveitar essas características, mas achando uma linha própria para o novo papel", conta. Suas cenas com Cacau garantem boa parte das risadas conquistadas pelo longa. "Como muitos casais, eles são amor e ódio o tempo inteiro. Casal apaixonado é aquele que briga por tudo, mas não se separa por nada", comenta o ator.

Também em seu primeiro trabalho na tela grande, Aline Riscado garante que o bom humor não reinou só na ficção. "Dei a sorte de pegar um elenco maravilhoso. A gente brincava sempre nos bastidores. Foi muito prazeroso. Por isso, espero que venham várias sequências pela frente", deseja. Segundo o roteirista, esse é um sonho que não está longe de se concretizar. "Material não falta para garantir uma franquia", adianta.

Veja também

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres
FAMOSOS

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Newsletter