Fundaj

Concurso Nordestino de Frevo premia compositores

I Concurso Nordestino de Frevo da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), premiou 10 novas canções para embalar os próximos Carnavais

Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O que é preciso para um gênero se manter vivo? O frevo, que fez mais um aniversário nesta terça-feira (14), mantém-se mais vivo e atualizado do que nunca.

Depois de ser renovado enquanto Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil pelo Iphan, o ritmo recebeu suas homenagens merecidas no I Concurso Nordestino de Frevo da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), premiando 10 novas canções para embalar, não só um próximo Carnaval, como também ser executado nas principais mídias do Estado.

O certame premiou 12 artistas em seis categorias, com até R$ 10 mil, em cerimônia realizada no Complexo Gilberto Freyre, em Casa Forte.
 



Abrindo o evento, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, ressaltou a importância do prêmio para o frevo. "No Dia do Frevo, que recentemente foi revalidado pelo Iphan como Patrimônio Imaterial Cultural pelo Iphan, fazer o concurso, cujo aqui está premiando - em que mais de 270 pessoas se inscrevem -, que isso aqui é um ato de resistência. E mostrar que a nossa cultura e nossos criadores estão mostrando sua grande força neste momento", afirmou Antônio Campos.
 

Crédito: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
 

Em uma celebração restrita aos premiados e seus acompanhantes, que ficaram assistindo no Museu do Homem do Nordeste, grandes compositores puderam se encontrar em um processo de renovação do ritmo. Um deles foi o músico Marcos de Lima, que ficou em primeiro lugar na categoria "Frevo Canção", com a canção "Frevo Rei".

"Comecei a compor frevo há menos de dois anos. Mas eu acho que isso já estava no meu sangue e tenho que  parabenizar até a Fundaj pela iniciativa. Quando eu vi que a abriu as inscrições para esse concurso, imediatamente eu já gravei e pedi pro maestro Fábio Valois preparar os arranjos e inscrevê-lo no no festival. E obtive o primeiro lugar nessa categoria tão concorrida", conta o músico que é de Gravatá, conhecido pelas letras em outros gêneros.

Parceria em família
O primeiro lugar da categoria "Frevo de Rua" ficou em família. Um dos maiores compositores do ritmo e Patrimônio Vivo de Pernambuco, J. Michiles, compôs a música "Caceteiro" ao lado do filho, César Michiles.

"Quanto à organização, a Fundação Joaquim Nabuco está de parabéns. Fazia dois anos já que estávamos sem festival, de termos essa emoção carnavalesca, e espero que dure pelos próximos anos. Juntamente com o Festival de Frevo da Prefeitura do Recife, estou maravilhado com essa abertura ao ritmo", conta o compositor J. Michiles, responsável por frevos memoráveis cantados por Alceu Valença, Fafá de Belém e Amelinha, em mais de 50 anos dedicados ao Carnaval.

O músico Getúlio Cavalcanti foi o premiado em primeiro lugar na categoria "Frevo de Bloco", com a já clássica "É Fantasia". "Estou me sentindo como se estivesse recebendo o primeiro prêmio, sabe? Isso é um assunto federal agora, o frevo sempre foi tratado a nível estadual, mas ninguém segura mais ele", contou exaltado com a premiação.
 
Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

"A minha concepção é que aproveitaram a pandemia e vacinaram o frevo, para que ele venha com mais robustez e dignidade por pessoas que sabem o que é música brasileira. Nossa música é diferente de qualquer outro lugar no mundo".

Mulheres à frente
Fátima de Castro compõe os frevos desde a década de 1990, sendo premiada por eles desde aquele período. Ela ficou em terceiro lugar na categoria "Frevo Canção", com a música "Biscuit de Elefante". Ela explicou a importância do prêmio para as compositoras mulheres. "Infelizmente, brinco, que é mais fácil às vezes a mulher se destacar como motorista de trator do que ser uma compositora de frevo", afirmou.

Outras categorias
As outras composições vencedoras foram"Moraes, carnaval no céu", de Luciano Magno Costa Tenório, e "Três amores", de Clenio Martinho Barbosa de Lima, na categoria "Frevo de Rua"; "Boêmio Sentimental", de Alexandre Rodrigues de LIma/Heleno Batista, e "3º Martelo", de Rafael Marques dos Santos, por "Frevo de Bloco".

"O amor do folião", de Carlos José Ferreira de Lima, ficou em segundo lugar com "Frevo Canção". Já o hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo ficou com o "1º Turma da Jaqueira, segurando o talo", pelo músico Rogério Rangel do Rego Barros.

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter