Literatura

"Conexões Atlânticas": encontro celebra a língua portuguesa

Conexão Recife-Portugal acontece neste sábado, 27; Debate literário tem presença de Jaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco

Jaqueline Fraga é jornalista e escritoraJaqueline Fraga é jornalista e escritora - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Escritores e pensadores das Américas, África e Europa se reunem, em celebração à língua portuguesa, durante quatro dias. Trata-se do "Conexões Atlânticas: Festival Literário de Lisboa", que tem representantes nascidos ou residentes de três continentes, em 14 países. 

Conexão Recife-Portugal 

Em um bate papo diretamente do Recife para a capital portuguesa, Iaranda Barbosa, Jaqueline Fraga (repórter da Folha de Pernambuco) e Sidney Nicéas reformulam as barreiras da literatura a partir da realidade, hoje (27), às 21h no canal  do encontro no Youtube. O evento faz homenagem ao cartunista, empresário e escritor brasileiro Mauricio de Sousa, pelos 62 anos de trajetória profissional e contributo social, e à escritora portuguesa Teolinda Gersão pelos 40 anos de carreira literária comemorados em 2021.  

Além das reverências, haverá mesas de diálogos, lançamentos de livros e painéis – em formato presencial e on-line – com nomes que despertam a importância da literatura e cultura em língua portuguesa. “O festival é uma grande rede de contatos e intervenções, construído para promover a criação literária, além de debater assuntos de interesse, não só dos profissionais, mas também dos leitores e do público em gera.”, explicita a produtora cultural Adriana Mayrinck. 

Na parte musical, Byafra, Eliane Bastos, João Gaspar (Brasil) e Dulce Sequeira (Cabo Verde) animam o evento. Entidades com relevância à literatura e cultura apoiam o encontro, entre elas, o Instituto Camões, o Movimento Internacional Lusófono (MIL), a União Brasileira de Escritores (UBE/PE), Focus Brasil NovaYork e a Academia Internacional de Literatura Brasileira nos EUA (AILB).

Veja também

Médicos encontram receptores para os órgãos de Anne Heche
Órgãos

Médicos encontram receptores para os órgãos de Anne Heche

Tom Holland decide se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental
internet

Tom Holland decide se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental