Literatura

"Conexões Atlânticas": encontro celebra a língua portuguesa

Conexão Recife-Portugal acontece neste sábado, 27; Debate literário tem presença de Jaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco

Jaqueline Fraga é jornalista e escritoraJaqueline Fraga é jornalista e escritora - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Escritores e pensadores das Américas, África e Europa se reunem, em celebração à língua portuguesa, durante quatro dias. Trata-se do "Conexões Atlânticas: Festival Literário de Lisboa", que tem representantes nascidos ou residentes de três continentes, em 14 países. 

Conexão Recife-Portugal 

Em um bate papo diretamente do Recife para a capital portuguesa, Iaranda Barbosa, Jaqueline Fraga (repórter da Folha de Pernambuco) e Sidney Nicéas reformulam as barreiras da literatura a partir da realidade, hoje (27), às 21h no canal  do encontro no Youtube. O evento faz homenagem ao cartunista, empresário e escritor brasileiro Mauricio de Sousa, pelos 62 anos de trajetória profissional e contributo social, e à escritora portuguesa Teolinda Gersão pelos 40 anos de carreira literária comemorados em 2021.  

Além das reverências, haverá mesas de diálogos, lançamentos de livros e painéis – em formato presencial e on-line – com nomes que despertam a importância da literatura e cultura em língua portuguesa. “O festival é uma grande rede de contatos e intervenções, construído para promover a criação literária, além de debater assuntos de interesse, não só dos profissionais, mas também dos leitores e do público em gera.”, explicita a produtora cultural Adriana Mayrinck. 

Na parte musical, Byafra, Eliane Bastos, João Gaspar (Brasil) e Dulce Sequeira (Cabo Verde) animam o evento. Entidades com relevância à literatura e cultura apoiam o encontro, entre elas, o Instituto Camões, o Movimento Internacional Lusófono (MIL), a União Brasileira de Escritores (UBE/PE), Focus Brasil NovaYork e a Academia Internacional de Literatura Brasileira nos EUA (AILB).

Veja também

BBB 22: equipes de Eslovênia e Jessilane desestimulam rivalidade diante da repercussão após provaBBB22

Equipes de Eslovênia e Jessilane desestimulam rivalidade diante da repercussão após prova

'Bridgerton': Netflix libera fotos da segunda temporada da série; confiraStreaming

'Bridgerton': Netflix libera fotos da segunda temporada da série; confira