Cultura+

Confira a programação musical completa do Janeiro

Festival de artes cênicas também dá espaço à música, com 12 espetáculos musicais evidenciando as culturas pernambucana e brasileira

Os deputados socialistas Bira do Pindaré (MA), Dênis Bezerra (CE), Gervásio Maia (PB), Gonzaga Patriota, JHC (AL), João Henrique Campos (PE), Marcelo Nilo (BA) e Rafael Motta (RN) protocolaram requerimento de Informações, nesta terça-feira (1ºOs deputados socialistas Bira do Pindaré (MA), Dênis Bezerra (CE), Gervásio Maia (PB), Gonzaga Patriota, JHC (AL), João Henrique Campos (PE), Marcelo Nilo (BA) e Rafael Motta (RN) protocolaram requerimento de Informações, nesta terça-feira (1º - Foto: Divulgação

Mesmo com a subtração dos patrocínios do BNDES e da Chesf, além do corte no apoio da Prefeitura do Recife, o 22º Janeiro de Grandes Espetáculos reafirmou seu compromisso com a música contando com atrações do segmento quase diariamente. Programado para ocorrer entre os dias 12 e 29 deste mês, o festival contará com doze espetáculos musicais que buscam evidenciar a cultura pernambucana. Todos os shows serão bancados pela bilheteria, que tem valores entre R$ 20 e R$ 80.

Até mesmo a baiana Margareth Menezes irá explorar o universo do Estado através do show “Mestres do Mundo”, em que interpretará o repertório dos sanfoneiros pernambucanos Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além do paraibano Sivuca. O instrumento entra em cena sob o comando de Beto Hortis, que irá tocar um acordeon de 120 baixos na apresentação, marcada para o dia 25, no teatro de Santa Isabel. Outro nome de fora, a carioca Alaíde Costa comemora os 80 anos de idade com o show “Porcelana”, que faz em parceria com o pernambucano Gonzaga Leal no mesmo espaço no dia 18, trazendo à tona músicas de Capiba, Alceu Valença e Caetano Veloso, entre outros.

“Na música, todos vão pela bilheteria, senão a gente não tinha uma grade, mas conseguimos reunir um time forte e estamos satisfeitos com isso. Nossa base é o teatro, depois a dança e só depois a música, mas é um segmento que tem se fortalecido dentro do evento. Sempre buscamos não repetir atrações do ano anterior e oferecer uma boa variedade para o público, desde o clássico até o popular”, explicou o curador Paulo de Castro, sobre o critério de escolha, que abrange desde o rock progressivo e a psicodelia de Zé da Flauta e Ave Sangria até o romantismo da potiguar Núbia Lafayette, cujos sucessos ganharão a voz de Cristina Amaral. As apresentações acontecerão nos dias 27 e 21, nos teatros Luiz Mendonça e Santa Isabel, respectivamente.

Outro homenageado será o compositor pernambucano Accioly Neto, falecido em 2000, que terá seu repertório revisitado por antigos amigos, como Irah Caldeira, Petrúcio Amorim e Santanna, o Cantador, por exemplo. A iniciativa faz parte das ações de relançamento do disco “Meu Forró”, reeditado no ano passado, trazendo alguns sucessos do autor, como “Espumas ao Vento” e “Lembrança de um Beijo”. No entanto, nem só de memória se faz a programação musical do festival, que também busca introduzir as novas gerações, como o cantor Romero Ferro, que irá apresenta o pop romântico do álbum de estreia “Arsênico”.

“A gente sempre lança um nome novo no festival. Neste ano, será a Sheyla Costa, que já tem uma estrada fora do País, mas é nova aqui. A gente fica tentando empurrar os artistas, porque é a nossa função”, defende ele, ao falar sobre a pernambucana, que viveu as últimas duas décadas na França. Em “Na Pele de Elis e Mais”, a cantora encara a difícil missão de revestir Elis Regina, além de fazer releituras de outros clássicos nacionais e franceses.

Dando vazão à expressividade regional, ainda estão programados os espetáculos “Mistura Fina”, explorando diferentes nuances do frevo com Elyanna Caldas, Quinteto Spok e Claudionor Germano, “Sons de Latada”, de Josildo Sá, e “Ao Amor, Onde o Amor Foi Demais”, em que Dalva Torres canta Antônio Maria. O experimentalismo ganha espaço com a pegada eletrônica de “Estesia”, do duo Pachka e Carlos Filho, e a performance do “Angu de Canções”, que mescla as linguagens do Coletivo Angu de Teatro e do cantor Juliano Holanda.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter