Conto de fadas com clichês dispensáveis

Segundo filme da série "50 Tons" resgata o conto de fadas da Gata Borralheira

Christian e Anastasia entre o romance e o erotismoChristian e Anastasia entre o romance e o erotismo - Foto: Universal Pictures/Divulgação

“Eu quero que você me bata”, diz Anastasia Steele (Dakota Johnson) a Christian Grey (Jamie Dornan), no início de uma das quatro cenas de sexo de “Cinquenta Tons Mais Escuros”. A produção está em cartaz em mais de 1.200 salas de cinemas pelo país como uma versão mais leve de “Cinquenta Tons de Cinza”, o primeiro filme adaptado da trilogia erótica assinada pela britânica E. L. James. Se o primeiro apostou mais na tensão sexual entre os protagonistas - ele dominador e ela mocinha ingênua -, o segundo resgata o conto de fadas da Gata Borralheira para mostrar o ricaço perdidamente apaixonado pela heroína que não dá bola para luxo nem dinheiro.

No filme, Grey pede licença antes de bater no bumbum de Ana e ainda manda ela avisá-lo se estiver doendo. Ele também brinca ao introduzir bolas de pompoarismo na amada antes de um jantar, mas, quando ela pede que ele a possua, Grey lhe solta as amarras em ato simbólico durante o sexo. Menos autoconfiante, o jovem abaixa a guarda e revela sua história: foi abandonado pela mãe viciada em crack. Ao crescer, virou sádico que tem prazer com o sofrimento das mulheres. Ele, contudo, estaria disposto a abandonar essas práticas para ficar com Ana.

O tal aprofundamento psicológico do mocinho não livra o filme de clichês dispensáveis, como quando ele sofre um acidente de helicóptero e, ao estilo super-herói, entra pela porta da frente do próprio apartamento. Já o maior risco para Ana ocorre quando uma das ex-submissas de Grey a coloca sob a mira de uma arma. Como um cachorrinho, porém, a menina entrega o objeto a seu dominador. Quem alivia a trama é a divertida cantora Rita Ora, que vive a irmã de Grey. Já Kim Basinger constrange como uma coroa que o assediou na juventude.

Veja também

Oscar: 'Dois Estranhos' mostra que pretos são alvos não importa o que façam
Oscar 2021

Oscar: 'Dois Estranhos' mostra que pretos são alvos não importa o que façam

Bruna Marquezine e Enzo Celulari adotam gata dias após assumir namoro
Celebridades

Bruna Marquezine e Enzo Celulari adotam gata dias após assumir namoro