Cultura+

Copo de café em 'Game of Thrones' e outros erros de edição em filmes e séries

Cenas incongruentes e tropeços de continuidade em séries e filmes viram hit na internet. Caso mais recente foi com "Game of Thrones", em cartaz na HBO

Daenerys olha para John Snow: copo de café destoa da era medievalDaenerys olha para John Snow: copo de café destoa da era medieval - Foto: Reprodução/Instagram

O mais recente episódio de "Game of Thrones", exibido no último domingo (5), chamou atenção não só por seu enredo. O assunto mais comentado pelos fãs da série na internet foi inusitado. Em cena da oitava temporada, os espectadores encontraram um copo de café semelhante aos da marca norte-americana Starbucks. O provável erro de edição ocorre aos 14 minutos do capítulo, numa ceia. O objeto, que destoa do clima medieval da produção, aparece em cima de mesa e à frente de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), que observa Jon Snow (Kit Harington).

Procurada pela Folha de Pernambuco, a HBO não confirmou se foi erro de edição ou ação publicitária, até o fechamento desta edição. O fato é que não demorou para a imagem virar meme nas redes sociais e chegar aos trending topics do Twitter. Situações semelhantes em filmes e séries entraram para a história do cinema e da televisão.

Em "Gladiador" (2000), um cilindro de gás aparece dentro de uma carruagem que tomba durante batalha no Coliseu. Já em "Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra" (2003), um homem usando chapéu de cowboy e camiseta branca surge atrás do capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), olhando para o mar. Em "Coração Valente" (1995), outra história de época, automóveis em movimento podem ser vistos à distância, em duas cenas de batalhas.

Leia também:
Joe Jonas e Sophie Turner, de 'Game of Thrones', se casam
Spoiler Game of Thrones: veja todas as mortes da Batalha de Winterfell
Castelo de 'Game of Thrones' está à venda na Irlanda do Norte


Mas não é só Hollywood que escorrega na edição. As telenovelas brasileiras também são campeãs em deixar passar detalhes no vídeo. A trama bíblica "Os dez mandamentos" (2015), da Record, deixou extintor de incêndio em pleno Egito Antigo. Em 2017, o público percebeu a atriz Isabelle Drummond usando celular em "Novo Mundo", novela da Globo que retratava o reinado de Dom Pedro I. Voltando às séries internacionais, vale lembrar da garrafa plástica esquecida no cenário da britânica "Downton Abbey", ambientada nos anos 1920. Um prato cheio para os mais atentos.

Veja também

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça
BBB 24

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"
BBB 24

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"