Cordel do Fogo Encantado faz show do novo disco no Clube Português

Banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado volta a tocar no Recife neste sábado (12), depois de intervalo de oito anos na carreira. Novo álbum, 'Viagem ao coração do sol' foi lançado há dois meses

Lirinha (à frente), vocalista, afirma que quer mostrar as sonoridades do Cordel às novas geraçõesLirinha (à frente), vocalista, afirma que quer mostrar as sonoridades do Cordel às novas gerações - Foto: Tiago Calazans/Divulgação

O show que os recifenses aguardam há quase uma década vai acontecer neste sábado (12), no Clube Português. Após passarem oito anos separados, o Cordel do Fogo Encantado voltou oficialmente à atividade em 2018, com o lançamento do disco "Viagem ao Coração do Sol" e o regresso aos palcos. Recife é a terceira cidade a receber a turnê, mas é aquela onde o frio na barriga aumenta.

"Este é o momento mais esperado de todo o projeto que iniciamos no final de 2016. Estar em contato com o público do Recife era algo que não saía de nossa cabeça, porque temos uma ligação muito forte, muito afetiva com as pessoas daqui", confessa o vocalista Lirinha. "Recife para nós é emblemático. Esse show é algo de uma responsabilidade enorme e de um prazer sem tamanho", concorda o violonista Clayton Barros.

Como "forma de chamar forças" e de "ampliar a celebração", o show será uma grande festa, contando com a participação de diversos artistas - como Almério, Aninha Martins, Radiola Serra Alta, Tagore, Isadora Melo e Coco Trupé de Arcoverde. O evento abre às 21h, e a previsão é de que o Cordel se apresente após a meia-noite.

Leia também:
Cordel do Fogo Encantado canta no São João de Caruaru
Cordel do Fogo Encantado lança novo disco após hiato
Maturidade conectada na volta da banda Cordel do Fogo Encantado


Milhares de fãs do Cordel se sentiam órfãos desde que a separação da banda foi anunciada, em 2010. A decisão de voltar foi tomada durante o velório do músico Naná Vasconcelos, produtor do primeiro disco do Cordel e mentor da banda."O disco novo e o show são dedicados a ele, que nos ensinou tanto e continua tão presente enquanto energia", destaca Clayton.

"Voltamos depois de oito anos, e nesse período cresceu uma nova geração a quem também queremos mostrar nosso trabalho. O mundo foi alterado pela mídia, pela forma de se consumir música através das plataformas digitais. Muitos dos convidados que vão se apresentar no show surgiram nesse período de recesso do Cordel e têm grande significado para nós", diz Lirinha.



Das 14 músicas do novo álbum, apenas a instrumental "Cavaleiros das estradas do Sol" não será executada ao vivo. Uma das novas faixas, "Conceição ou do tambor que se Chama Esperança", vem sendo dedicada a Marielle Franco, vereadora assassinada em março passado, no Rio de Janeiro.

   Situação política

E, claro, diversas composições dos discos anteriores também serão executadas, para alegria dos seguidores da banda. "Foi difícil escolher as músicas, pois gostamos de várias. Nos ensaios, relembramos tudo para poder perceber o que achamos fazer sentido tocar agora. Dentro da situação política que vivemos no Brasil, precisamos de esperança, força e luta", explica o violonista.

Clayton confessa que já chorou e se emocionou demais em Salvador e no Rio, onde ocorreram os primeiros shows. "Mil memórias voltaram à cabeça, todos da banda ficaram arrepiados, foi uma energia incrível, um prenúncio de toda a emoção que certamente ainda teremos pela frente. Recife, São Paulo e Arcoverde são marcos na história da banda", conta. "O grupo surgiu de um espetáculo, e o palco é para onde todas as nossas forças vão, é o que nos alimenta. Há quase dois anos estamos ansiosos para ver a noite de amanhã acontecer", arremata Lirinha.

Serviço:
Show do Cordel do Fogo Encantado e convidados
Clube Português do Recife (Avenida Rosa e Silva, 172, Aflitos)
Neste sábado (12), a partir das 21h
Ingressos: de R$ 40 (meia-entrada) a R$ 90 (camarote inteira, com acesso ao Open Bar com água, refrigerante e cerveja Devassa). À venda nas lojas Passadisco, Disco de Ouro, Redley (Shopping Recife) e Avesso, ou através da plataforma digital Sympla

Veja também

Gil do Vigor estreia quadro 'O Brasil tá Lascado' no Instagram
Celebridades

Gil do Vigor estreia quadro 'O Brasil tá Lascado' no Instagram

Scarlett Johansson diz ter se sentido 'pedaço de carne' em 'Homem de Ferro 2'
Celebridades

Scarlett Johansson diz ter se sentido 'pedaço de carne' em 'Homem de Ferro 2'