Corpo do ator Henrique Celibi será enterrado nesta sexta-feira, no Recife

Artista que fez parte do Grupo Vivencial morreu na quinta-feira (11), após um acidente em casa

Henrique CelibiHenrique Celibi - Foto: Reprodução/Facebook

O corpo do ator, diretor e dramaturgo Henrique Celibi será enterrado nesta sexta-feira (12), às 16h, no Cemitério de Santo Amaro, Centro do Recife. O velório será realizado pela manhã, assim que houver a liberação do Instituto Médico Legal (IML).

O artista pernambucano faleceu na manhã desta quinta-feira (11), aos 53 anos, após um acidente doméstico. Na noite anterior, ele sofreu uma queda no bandeiro de casa, provocando um corte profundo em uma de suas pernas, próximo da veia femoral. Perdendo muito sangue, pediu socorro aos vizinhos e foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15, em Olinda, mas não resistiu depois de duas paradas cardíacas.

Entre as décadas de 1970 e 1980, Celibi integrou o escrachado grupo de teatro Vivencial, que inspirou o filme “Tatuagem” (2013). Menino pobre da Ilha do Maruim, o ator foi integrado ao elenco aos 16 anos, quando a trupe teatral resolveu erguer sua sede nas proximidades de onde ele morava.

"Celibi foi uma página muito bonita na história do teatro pernambucano. Ele foi um jovem de origem muito humilde, mas muito talentoso. Começou ajudando a confeccionar os figurinos do grupo e, em pouco tempo, estava nos palcos. Mesmo com o fim da companhia, ele continuou sua trajetória no mundo do teatro, porque ele era um artista nato", afirma o jornalista, professor e pesquisador Alexandre Figueirôa, que escreveu o livro "Transgressão em 3 atos: nos abismos do Vivencial".

Como dramaturgo, uma das principais obras de Celibi foi o texto que deu origem ao fenômeno teatral "Cinderela - a história que sua mãe não contou", da Trupe do Barulho. Ele também escreveu outras comédias escrachadas, como "A casa de Bernarda e Alba" e "As filhas da p...". Seu último trabalho nos palcos foi com a comédia "As perucas de Bibi", que ficou em cartaz no Teatro Apolo, no mês de abril.

Veja também

Atriz de 'Lost' e 'Babylon 5', Mira Furlan morre aos 65 anos
Famosos

Atriz de 'Lost' e 'Babylon 5', Mira Furlan morre aos 65 anos

Zé Renato: fora do Boca Livre por questões que vão além de "mera" opinião política
Música

Zé Renato: fora do Boca Livre por questões que vão além de "mera" opinião política