Corrida dos Garçons movimenta festa na cidade de Frei Miguelinho

Evento tradicional da cidade, Festa dos Garçons chega a sua 23ª edição neste domingo (19) e segunda-feira (20)

Ronas Vicente, organizador da Festa dos GarçonsRonas Vicente, organizador da Festa dos Garçons - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Neste domingo (19), tem início a 23ª Festa dos Garçons do município de Frei Miguelinho, a 145 quilômetros do Recife. A festa, que dura dois dias, este ano vai homenagear o ex-garçom José Paulo Alves. A programação é composta por trilhas, desfiles, torneio de futebol, corrida das bandejas e shows.

No primeiro dia de festejo, cerca de 400 trilheiros vão circular pelo município. Em seguida, será realizada a Missa do Garçom. De acordo com Ronas Vicente, presidente da Associação dos Garçons de Frei Miguelinho e organizador do evento, “a missa é importante, pois abençoa o bom ano que tivemos na profissão”.

Na segunda-feira (20) - o dia mais animado - ocorrem um torneio de futebol entre municípios vizinhos. Na sequência, tem o desfile do Rei e da Rainha dos Garçons.

Leia também:
Jorge Vercillo apresenta seus maiores sucessos no Teatro Guararapes
"Sonhos e Sabores" é primeiro livro de Claudemir Barros
Teatro de Santa Isabel recebe jogo, música e interpretação em evento gratuito


“Esse desfile se tornou muito tradicional. Os donos das lojas de roupa gostam de investir nos desfile, porque é uma forma de divulgar os seus produtos”. Os vencedores do desfile ganham prêmios, como passagens para viajar, roupas e até uma quantia em dinheiro. E a campeã da categoria Plus Size da Rainha do Garçom irá representar o município em um evento maior no Estado.

O ponto alto da festa, a tradicional corrida das bandejas será realizada logo após o desfile. “Esse ano, estão todos empenhados para ganhar a corrida, porque ela tem um mesmo campeão há nove anos”, brinca. Ronas conta que a corrida foi inspirada na corrida de garçons que acontece em Genebra, na Suíça.

   Shows

À noite, a animação fica por conta dos shows de Augusto César, da banda Canarinhos do Forró, entre outras atrações. São esperadas mais de cinco mil pessoas na Praça Pública da cidade.

A festa é tão importante para a cidade, que a prefeitura determina ponto facultativo na terça-feira (21), dia seguinte após o fim da festa. Ronas destaca que é a festa é um momento importante para o turismo de Pernambuco. “A festa já está no calendário de turismo do Estado. É importante, porque movimenta muito a nossa economia”, finaliza.

Veja também

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria
Audiovisual

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep
Música

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep