Cultura+

Crítica: 'Han Solo: Uma História Star Wars' é fraco e desnecessário

O roteiro mediano de "Han Solo" não sustenta momentos que deveriam ser épicos, como o primeiro voo do personagem na nave Millenium Falcon

O início da parceria entre o piloto Han Solo e o wookie Chewbacca é uma das questões retratadas no filmeO início da parceria entre o piloto Han Solo e o wookie Chewbacca é uma das questões retratadas no filme - Foto: Disney/Divulgação

É impossível pensar em “Han Solo” sem refletir sobre o que a indústria cinematográfica vem fazendo com as sagas. Destinadas a terem derivados e continuações para sempre — ou até que a falta de lucro os separe —, franquias como “Star Wars” e “Harry Potter”, para citar apenas duas, vêm sendo alvo de uma visão mercadista do cinema que se importa com tudo, menos o conteúdo dos filmes. Com tanto que estes tragam pelo menos alguns dos personagens favoritos dos fãs, os derivados e as continuações são garantia quase certa de alta bilheteria. Pelo menos, é o que se espera.

Não é preciso acompanhar “Star Wars” desde o começo para entender o impacto que a saga tem no mundo nerd. A exibição de cada um dos — até agora — nove filmes é uma promessa de salas lotadas, fãs ansiosos e filas de cosplay. “Solo” já se diferencia aí: nenhuma das salas de cinema da Região Metropolitana do Recife apresentou um número de telespectadores sequer perto da lotação na madrugada de pré-estreia. O filme vem sendo tratado com indiferença pelos próprios cinemas, que não disponibilizaram, ao longo da semana, tantas sessões como é comum para grandes filmes em sua primeira semana de estreia.

Leia também:
Crítica: Trama eletrizante em 'Star Wars: Os Últimos Jedi'
'Solo: Uma História Star Wars' tem pré-estreia em Hollywood
Crítica: 'Perdidos no Espaço' faz releitura eletrizante do clássico dos anos 1960


Tal receio ao abraçar o mais novo longa-metragem da franquia espacial não é desacertado: “Han Solo” entrega uma narrativa incapaz de empolgar o telespectador. Com um roteiro preguiçoso, o novo filme promete tratar das aventuras do contrabandista Han Solo (Alden Ehrenreich), já devidamente conhecido e adorado pelos fãs graças a suas participações em duas das três trilogias da saga. Originalmente interpretado pelo ótimo Harrison Ford, o personagem agora se perde na não convincente atuação de Ehrenreich. Surpresa para ninguém, visto que o ator teve que fazer aulas de atuação durante as filmagens.

Entre batalhas infinitas (e visualmente incômodas) e reviravoltas previsíveis, “Solo” não parece um filme de “Star Wars”. É como se a atmosfera do longa fosse outra, não adaptável à saga de George Lucas. Falta drama, conexão, intensidade, grandiosidade.

Outros personagens

O roteiro preguiçoso não deixa espaço para ninguém brilhar além de Donald Glover. Seu personagem, Lando Calrissian, versão mais jovem do interpretado por Billy Dee Williams, é carismático, charmoso e sedutor. Um rosto interessante no meio de protagonistas-figurantes como Qi'ra (Emilia Clarke) e Beckett (Woody Harrelson), que o filme até tenta vender como personagens plurais e complexos, mas falha desastrosamente. Fica a certeza de que um filme sobre Lando e sua droide, L3 (interpretada por Phoebe Waller-Bridge e uma personagem completamente perspicaz e divertida), seria infinitamente mais interessante.

Por fim, “Han Solo” se propõe a mostrar pontos chaves da personalidade do famoso piloto: o primeiro voo na sua nave Millenium Falcon, o começo da amizade com o wookie Chewbacca (Joonas Suotamo), a origem de seu sobrenome. Tais pontos, contudo, não são suficientes para engatar um sentimento de afinidade com os personagens e o filme em si. Passam, inclusive, como um completo — e desnecessário — fanservice, mas um que, surpreendentemente, ninguém pediu.

Cotação: Regular

 

Veja também

Banda Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito
Cultura

Banda Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''
BBB 24

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''

Newsletter