Crítico pernambucano Luiz Joaquim assume vice-presidência da Abraccine

Eleição ocorreu em assembleia realizada durante o 47º Festival de Cinema de Gramado

Luiz Joaquim ficará à frente da vice-presidência da Abraccine no biênio 2019-2020Luiz Joaquim ficará à frente da vice-presidência da Abraccine no biênio 2019-2020 - Foto: Reprodução/Instagram

O crítico pernambucano, jornalista e professor de cinema Luiz Joaquim foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), durante assembleia geral realizada durante o 47º Festival de Cinema de Gramado. Junto à presidente Ivonete Pinto (RS) ele assumirá a função no biênio 2019-2020.

Uma política de inclusão para aumento da representatividade regional de críticos, assim como a diversidade de raça e a mudança desta realidade também estão entre as prioridades da nova diretoria que, de acordo com Luiz Joaquim, “vai continuar trabalhando para tornar a associação cada vez mais inclusiva, uma vez que todas as vozes merecem igual espaço”.

Leia também:
Raul Seixas: 30 anos sem o ídolo cravado na memória do Brasil
'Suporto Perder', terceiro single de Flaira Ferro, chega às plataformas digitais


Compõem a nova diretoria Amanda Aouad (BA), à frente da secretaria-geral; João Nunes (SP) como primeiro secretário; Gabriel Carneiro (SP), primeiro tesoureiro e Cecília Barroso (DF) como segunda tesoureira.

Criada em 2011 a Abraccine é a primeira associação nacional de críticos. O primeiro presidente foi o crítico paulista Luiz Zanin Oricchio, sucedido por Paulo Henrique Silva, de Minas Gerais. Filiada à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), a associação vem se dedicando também à divulgação e reflexão do cinema brasileiro através da publicação de livros sobre a atividade e com análise de filmes.

Veja também

Drica Moraes diz que criou relação com homem que doou medula para ela: 'Meu oitavo irmão'
famosos

Drica Moraes diz que criou relação com homem que doou medula para ela: 'Meu oitavo irmão'

Boom de novos assinantes que Netflix vivenciou na pandemia perde força
streaming

Boom de novos assinantes que Netflix vivenciou na pandemia perde força