Curso de teatro para idosos está com inscrições abertas

As aulas serão ministradas no bairro da Boa Vista e no Poço da Panela

Peça “Retratos de uma Lembrança Interrompida”Peça “Retratos de uma Lembrança Interrompida” - Foto: Divulgação

O projeto Envelhecimento Criativo realiza o curso de teatro para idosos, no mês de outubro. As aulas serão ministradas na Casa Maravilhas, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, e na Casa Astral, no Poço da Panela. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa e Criação Artística Criativ’Idade, idealizado pela arte-educadora Emanuella de Jesus.

A partir da experiência com o Grupo Criativ’Idade, a educadora Emanuella de Jesus desenvolveu um método específico para trabalhar a arte do teatro com idosos, chamado Poética da Dramaturgia de Pertencimento. O curso já resultou em duas peças de teatro, “Vamos falar de amor” e “Retratos de uma lembrança interrompida” e um minidocumentário, “Velhice em Cena – O Teatro na Idade da Liberdade”, todos encenados por idosos.

Leia também:
Cultura Popular, teatro e dança entre os contemplados pelo SIC em 2020
Confira o trânsito da manhã desta terça-feira no Recife
Envelhecimento ativo: a redescoberta da liberdade



“Idosos gostam muito de contar histórias, então os estimulei a me contarem, e depois a escreverem; a partir delas, desenvolvi a dramaturgia de memória, e em seguida a de pertencimento, porque eles se apropriam daquilo de uma forma que as memórias do corpo e da fala são ativadas, e então ficam livres para mexerem no texto, uma vez que compreenderam o sentido daquele drama”, explica Emanuella de Jesus, sobre a aplicação da sua metodologia no processo de elaboração do primeiro espetáculo, “Vamos Falar de Amor”.

As aulas serão realizadas no turno da tarde, podem participar do curso pessoas acima de 60 anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site ou pelo WhatsApp (81) 99424-3938.

Veja também

Doação da Netflix ajuda mais de 5.000 profissionais do setor audiovisual
streaming

Doação da Netflix ajuda mais de 5.000 profissionais do setor audiovisual

Público faz abaixo-assinado com 15 mil assinaturas para mudar nome de esmalte
internet

Público faz abaixo-assinado com 15 mil assinaturas para mudar nome de esmalte