Curta o período carnavalesco no embalo do jazz

Gravatá Jazz Festival leva fãs do estilo musical à cidade do Agreste pernambucano, com shows gratuitos de artistas locais, nacionais e do exterior

Taryn participa do Gravatá Jazz FestivalTaryn participa do Gravatá Jazz Festival - Foto: divulgação

Ritmos como jazz, blues e soul podem até soar sofisticados demais para o Carnaval. Mas eles também vieram do gueto, assim como os mega carnavalescos frevo e samba, e em New Orleans, nos Estados Unidos, embalam uma folia de rua chamada Mardi Gras.

E convenhamos: se a festa momesca abarca vários estilos musicais, por que não incluir o jazz e seus derivados? Tudo bem que o gênero ainda não faz parte da programação oficial de nenhum polo do Recife, Olinda ou Região Metropolitana. Mas que tem tudo a ver com a diversidade cultural que a folia local se propõe a mostrar, não há como negar.

Tanto é assim que o Gravatá Jazz Festival tem levado fãs do estilo musical a pegar 84 quilômetros de estrada até a cidade agrestina. Porém deixando para trás plumas e paetês. Esse público prefere ficar bem longe de uma troça até a quarta-feira ingrata chegar. Em sua terceira edição, o evento, que ocorre de 10 a 13 de fevereiro e é gratuito, traz como destaque o ineditismo e a qualidade da curadoria do line-up, recheada de atrações nacionais, internacionais e locais.

"Há artistas do Senegal, Inglaterra, Estados Unidos, e de várias partes do Brasil, como a maior banda do País, a Blues Etílicos, do Rio de Janeiro", garante o produtor do evento, Giovanni Papaleo, que acredita ser esta a melhor grade que elaborou em 20 anos de produção musical.

Na programação, ícones do jazz e do blues como os guitarristas Victor Biglione e Igor Prado, o gaitista Jefferson Gonçalves, a cantora Taryn Szpilman, os grupos Quinteto Violado e Blues Etílicos e a cantora e guitarrista Bex Marshall, além de atrações inéditas como as cantoras Alma Thomas e Rhaissa Bittar, os guitarristas Gustavo Andrade e Fred Sunwalk, o multi-instrumentista Mamou Ba, o power trio Flenks e o cantor Earl Thomas.

Com apoio da prefeitura local, o evento ocorre no pátio de eventos da Praça Chucre Mussa Zarzar, sob uma tenda gigante, com cadeiras, mesas, praça de alimentação e banheiros químicos. Haverá ainda estande de uma famosa marca de guitarras, onde ocorrerá workshops e oficinas de música. Sem falar do Jazz Kids, voltado aos pequenos interessados no ritmo.

Para o músico Jefferson Gonçalves, da banda Blues Etílicos, a iniciativa dá opção a quem não curte a bagunça do Carnaval e prefere um lugar mais agradável. "Amigos meus que não conhecem o Nordeste não acreditam que estou indo para uma cidade que não tem praia, nem que vou ficar de bermuda o tempo todo ouvindo blues e jazz", conta Jefferson, que promete um show com músicas do novo CD, "Explosion Blues", lançado em janeiro, além de clássicos do blues e outras composições próprias.

A artista Taryn Szpilman, que se apresenta ao lado de outras divas do jazz, gosta de misturar estilos. "Faço jazz de raiz com blues brasileiro. No show vou homenagear o blues de Belchior, passar pelos anos 1930 e 1940 até os Beatles e Janis Joplin", adianta.

Programação

Sábado de Zé Pereira, 10

19:30 - Banda 15 de Novembro

20:30 - Amaro Freitas Trio

21:30 - Victor Biglione & Alma Thomas

Domingo, 11

20:00 - Blues Explosion: Gustavo Andrade e Jefferson Gonçalves

21:00 - Mamou Ba

22:00 - Blues Etílicos

Segunda-feira, 12

20:00 - Quinteto Violado

21:00 - Flenks com Amaro Freitas

22:00 - Uptown Blues Band e convidados: Karl Dixon, Duca Belintani & Lancaster

Terça-Feira Gorda, 13

20:00 - Divas do Jazz & Blues: Taryn Szpilman, Rhaissa Bittar & Bex Marshall. Participação especial: Fred Sunwalk

21:00 - Allycats

22:00 - Earl Thomas & JustGroove com Igor Prado

Serviço:

Gravatá Jazz Festival

De 10 a 13 de fevereiro de 2018, no Parque Chucre Zarzar, Centro de Gravatá (PE)

Acesso gratuito

Leia também
Ensaio faz campanha contra o assédio no Carnaval
Prepare o corpo para o Carnaval
Carnaval: Arena no Recife Antigo e day use em Olinda



Veja também

Maciel Melo aproveita a pandemia para fazer novas composições; outra entrevista
Música

Maciel Melo aproveita a pandemia para fazer novas composições; outra entrevista

Nasce terceiro filho de Kauan, da dupla com Matheus
celebridades

Nasce terceiro filho de Kauan, da dupla com Matheus