Curta o período carnavalesco no embalo do jazz

Gravatá Jazz Festival leva fãs do estilo musical à cidade do Agreste pernambucano, com shows gratuitos de artistas locais, nacionais e do exterior

Taryn participa do Gravatá Jazz FestivalTaryn participa do Gravatá Jazz Festival - Foto: divulgação

Ritmos como jazz, blues e soul podem até soar sofisticados demais para o Carnaval. Mas eles também vieram do gueto, assim como os mega carnavalescos frevo e samba, e em New Orleans, nos Estados Unidos, embalam uma folia de rua chamada Mardi Gras.

E convenhamos: se a festa momesca abarca vários estilos musicais, por que não incluir o jazz e seus derivados? Tudo bem que o gênero ainda não faz parte da programação oficial de nenhum polo do Recife, Olinda ou Região Metropolitana. Mas que tem tudo a ver com a diversidade cultural que a folia local se propõe a mostrar, não há como negar.

Tanto é assim que o Gravatá Jazz Festival tem levado fãs do estilo musical a pegar 84 quilômetros de estrada até a cidade agrestina. Porém deixando para trás plumas e paetês. Esse público prefere ficar bem longe de uma troça até a quarta-feira ingrata chegar. Em sua terceira edição, o evento, que ocorre de 10 a 13 de fevereiro e é gratuito, traz como destaque o ineditismo e a qualidade da curadoria do line-up, recheada de atrações nacionais, internacionais e locais.

"Há artistas do Senegal, Inglaterra, Estados Unidos, e de várias partes do Brasil, como a maior banda do País, a Blues Etílicos, do Rio de Janeiro", garante o produtor do evento, Giovanni Papaleo, que acredita ser esta a melhor grade que elaborou em 20 anos de produção musical.

Na programação, ícones do jazz e do blues como os guitarristas Victor Biglione e Igor Prado, o gaitista Jefferson Gonçalves, a cantora Taryn Szpilman, os grupos Quinteto Violado e Blues Etílicos e a cantora e guitarrista Bex Marshall, além de atrações inéditas como as cantoras Alma Thomas e Rhaissa Bittar, os guitarristas Gustavo Andrade e Fred Sunwalk, o multi-instrumentista Mamou Ba, o power trio Flenks e o cantor Earl Thomas.

Com apoio da prefeitura local, o evento ocorre no pátio de eventos da Praça Chucre Mussa Zarzar, sob uma tenda gigante, com cadeiras, mesas, praça de alimentação e banheiros químicos. Haverá ainda estande de uma famosa marca de guitarras, onde ocorrerá workshops e oficinas de música. Sem falar do Jazz Kids, voltado aos pequenos interessados no ritmo.

Para o músico Jefferson Gonçalves, da banda Blues Etílicos, a iniciativa dá opção a quem não curte a bagunça do Carnaval e prefere um lugar mais agradável. "Amigos meus que não conhecem o Nordeste não acreditam que estou indo para uma cidade que não tem praia, nem que vou ficar de bermuda o tempo todo ouvindo blues e jazz", conta Jefferson, que promete um show com músicas do novo CD, "Explosion Blues", lançado em janeiro, além de clássicos do blues e outras composições próprias.

A artista Taryn Szpilman, que se apresenta ao lado de outras divas do jazz, gosta de misturar estilos. "Faço jazz de raiz com blues brasileiro. No show vou homenagear o blues de Belchior, passar pelos anos 1930 e 1940 até os Beatles e Janis Joplin", adianta.

Programação

Sábado de Zé Pereira, 10

19:30 - Banda 15 de Novembro

20:30 - Amaro Freitas Trio

21:30 - Victor Biglione & Alma Thomas

Domingo, 11

20:00 - Blues Explosion: Gustavo Andrade e Jefferson Gonçalves

21:00 - Mamou Ba

22:00 - Blues Etílicos

Segunda-feira, 12

20:00 - Quinteto Violado

21:00 - Flenks com Amaro Freitas

22:00 - Uptown Blues Band e convidados: Karl Dixon, Duca Belintani & Lancaster

Terça-Feira Gorda, 13

20:00 - Divas do Jazz & Blues: Taryn Szpilman, Rhaissa Bittar & Bex Marshall. Participação especial: Fred Sunwalk

21:00 - Allycats

22:00 - Earl Thomas & JustGroove com Igor Prado

Serviço:

Gravatá Jazz Festival

De 10 a 13 de fevereiro de 2018, no Parque Chucre Zarzar, Centro de Gravatá (PE)

Acesso gratuito

Leia também
Ensaio faz campanha contra o assédio no Carnaval
Prepare o corpo para o Carnaval
Carnaval: Arena no Recife Antigo e day use em Olinda



Veja também

Ex de Dudu diz que teve caso com Gusttavo Lima quando era casado
famosos

Ex de Dudu diz que teve caso com Gusttavo Lima quando era casado

Programa do Ratinho volta a ter plateia de 30 pessoas testadas para Covid-19
televisão

Programa do Ratinho volta a ter plateia de 30 pessoas testadas para Covid-19