ator

De esteira antigravitacional a terapia de compressão: entenda o tratamento de Jeremy Renner

O intérprete do "Gavião Arqueiro", da Marvel, usou o Instagram para mostrar alguns dos equipamentos que usa em sua recuperação, quatro meses após ser imprensado por veículo limpa-neve

Jeremy Renner posta sua foto no hospitalJeremy Renner posta sua foto no hospital - Foto: Reprodução / Instagram

Leia também

• Médico de Jeremy Renner posta homenagem ao ator: "Você voltará mais forte e saudável do que antes"

• Jeremy Renner fará primeira aparição pública após acidente em que quebrou mais de 30 ossos

• Jeremy Renner está se recuperando de acidente com sistema inovador de "terapia de compressão"

Jeremy Renner, de 51 anos, segue em tratamento para se recuperar do grave acidente que sofreu em janeiro deste ano, no quintal de casa, em Reno, nos EUA. O "Gavião Arqueiro" da Marvel teve o lado direito do peitoral afundado e a parte superior do tronco esmagada, ao ser atropelado por um veículo limpa-neve de seis toneladas. Em seu Instagram, o ator mostrou alguns dos equipamentos que tem utilizando, como uma esteira antigravitacional, o estimulador de crescimento ósseo e a terapia de compressão.

Esteira antigravitacional

Neste vídeo, Jeremy aparece andando em uma esteira antigravitacional. Desenvolvido por engenheiros da NASA para ajudar no treino de astronautas, o equipamento consegue retirar até 80% do peso do corpo durante os exercícios, simulando um ambiente espacial. Assim, a esteira é indicada para quem se recupera de lesões, fraturas ou cirurgias na coluna ou membros inferiores. No caso de Renner, ele passou por uma cirurgia após sofrer trauma torácico e lesões ortopédicas.

Estimulador de crescimento ósseo

"Tentando de tudo", disse o ator em foto, mostrando como usa um estimulador de crescimento ósseo em sua perna. Esse dispositivo tem o objetivo de estimular a cicatrização natural e não invasiva de fraturas, enviando pulsos de baixo nível de energia eletromagnética para o local da lesão.

NICE1

Renner também compartilhou uma foto em que aparece usando o "NICE1", um aparelho com sistema inovador de "terapia de compressão". Além da compressão, o aparelho também tem uma "terapia fria" sem o uso de gelo. Ele é ideal para atletas profissionais de esqui e snowboard como uma ferramenta "para ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente após a cirurgia, pós-lesão e pós-treino".

Por fim, o artista também publicou vídeo com sua rotina de aquecimento no feed de seu Instagram, escrevendo:

"Atualização: Eu decidi passar pela dor do progresso (esta tíbia maldita tíbia quebrada) e pegar novas peças para um pequeno test drive. O corpo é milagroso.... Mesmo que eu me sinta como o Homem de Lata, precisando de óleo para todas as minhas novas articulações (quadris, joelhos, tornozelos, tíbia etc ). Encorajado para prosseguir após este aquecimento.

O acidente

No acidente, Renner quebrou mais de 30 ossos e sofreu lesões graves no torso e nas pernas. Ele estava em estado crítica e teve que ser levado às pressas em um helicóptero para um hospital, logo sendo submetido a uma cirurgia. O ator ficou cerca de duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até poder continuar o processo de recuperação em casa.

Dias após o incidente, o Departamento do Xerife do Condado de Washoe divulgou atualizações do caso, com a informação de que o próprio Renner estava dirigindo o limpa-neve, mas saiu dele para ajudar o sobrinho, que estava preso na neve. Ao tentar voltar para o veículo, o artista foi jogado para baixo e esmagado.

Recuperação total do ator pode levar dois anos

A recuperação total de Jeremy Renner pode levar "dois anos", de acordo com amigos próximos do ator. Depois de duas semanas internado em um hospital, ele seguiu com o tratamento de casa.

Em entrevista ao jornal britânico "The Independent", amigos de Renner explicaram que a estrela da Marvel talvez "demore anos para se recuperar" completamente. "Os médicos tendem a espaçar as operações para dar tempo ao processo de cura natural do corpo, e esse é o caso aqui", disse uma fonte.

Veja também

"Foi um susto. Ele está muito bem", diz Denise Fraga sobre recuperação de Tony Ramos; confira vídeo
Tony Ramos

"Foi um susto. Ele está muito bem", diz Denise Fraga sobre recuperação de Tony Ramos; confira vídeo

Exclusivo: assista a trecho de "Lula", novo filme de Oliver Stone, diretor vencedor de três Oscars
Oliver Stone

Exclusivo: assista a trecho de "Lula", novo filme de Oliver Stone, diretor vencedor de três Oscars

Newsletter