Fotografia

Debate virtual encerra pesquisa sobre fotografia, cidade e memória

Projeto 'Recife, memória inventada' traz reflexões sobre as rápidas transformações na paisagem urbana

Farmácias formam imagem-síntese da pesquisa "Recife, memória inventada"Farmácias formam imagem-síntese da pesquisa "Recife, memória inventada" - Foto: Lins e Benzaquen/Divulgação

Ao longo de mais de um ano, os artistas Marcela Lins e Guilherme Benzaquen se dedicaram à pesquisa em fotografia “Recife, memória inventada”. A pesquisa, que contou com incentivo do Funcultura, encerra seu ciclo com a apresentação de um debate, nesta quarta-feira (25), e a realização de um oficina ainda em novembro. 

Orientada por Ana Lira, a pesquisa teve como foco questões ligadas à capital pernambucana, sua memória e seu patrimônio. A dupla buscou refletir, através da fotografia, sobre a constituição de uma memória coletiva a partir das rápidas transformações do espaço construído. 

As inúmeras farmácias, que se espalham pela cidade, surgem como imagem-síntese do trabalho desenvolvido por Marcela e Guilherme. Sua quase onipresença no cenário urbano representam um paisagem em mudança e norteiam os questionamentos levantados pela pesquisa.

Essas e outras questões que conduziram o projeto serão discutidas pelos artistas e pela orientadora, nesta quarta-feira (25), às 19h, na página no YouTube da pesquisa. Durante o debate virtual, intitulado “A imagem e as políticas de apagamento na cidade”, também será lançada uma publicação gratuita derivada do processo.

Também faz parte da culminância do trabalho a realização de um oficina gratuita. O minicurso gratuito “Cidade e memória: oficina de criação” será ofertado de forma remota, através das plataformas Google Classroom e Zoom, de 28 de novembro a 5 de dezembro.

Veja também

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby
Luana Piovani

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais
Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais