HONRARIA

'Democracia em Vertigem' ganha prêmio de melhor documentário no Platino Xcaret

Premiação que concebe honra a produções de 23 países também premiou a atriz brasileira Carol Duarte

Cena de 'Democracia em Vertigem', de Petra CostaCena de 'Democracia em Vertigem', de Petra Costa - Foto: Netflix/Divulgação

O Brasil brilhou através de duas mulheres na sétima edição dos Prêmios Platino Xcaret. A atriz Carol Duarte, protagonista de "A Vida Invisível", e o documentário "Democracia em Vertigem", dirigido por Petra Costa, foram os vencedores das categorias Melhor Atriz e Melhor Documentário, respectivamente. Coincidentemente, foi a segunda vez em que o País leva as premiações nessas categorias. 

O circuito premia produções de 23 países íbero-americanos desde 2014, sendo organizado pela Associação Espanhola de Gestão dos Direitos dos Produtores Audiovisuais (EGEDA) e pela Federação Ibero-Americana de Produtores (FIPCA).Por causa da pandemia do novo coronavírus, a produção foi realizada virtualmente. Em 2021, os prêmios voltarão a ser entregues na Riviera Maya.

Nesta edição, o Brasil foi congratulado por sua boa temporada no cinema no ano passado. Protagonizando o longa-metragem "A Vida Invisível "- que havia sido premiado também em Cannes -, a atriz Carol Duarte trouxe o prêmio ao País pela segunda vez. Sônia Braga foi congratulada em 2017. 

Já a indicada ao Oscar de Melhor Documentário, Petra Costa também trouxe a segunda estatueta depois de "O Sal da Terra", em 2015. "Democracia em Vertigem" mostra o processo de impeachment da presidente Dilma, em 2016, sob o olhar da cineasta, que considera todo o evento como uma derrocada da democracia brasil. 

Destaques

Já o grande vencedor da noite foi o filme  Dor e Glória, do espanhol Pedro Almodóvar, conquistando seis prêmios no total: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator, Música Original e Montagem. Antonio Banderas, protagonista do filme, recebeu seu segundo Prêmio Platino; em 2015 ganhou Platino de Honra.
 

Veja também

Como Eriberto de ''Renascer'', Pedro Neschling dá visibilidade a pessoas com deficiência auditiva
novela

Como Eriberto de ''Renascer'', Pedro Neschling dá visibilidade a pessoas com deficiência auditiva

Diretora lança documentário sobre Dorival Caymmi: "Quero contar o que as pessoas não sabem"
FILME

Diretora lança documentário sobre Dorival Caymmi: "Quero contar o que as pessoas não sabem"

Newsletter