Solidariedade

Cartunista RAL cria loja virtual para ajudar no tratamento contra doença degenerativa

Os produtos vendidos na loja virtual possuem estampas com charges, caricaturas, cartuns e ilustrações feitas pelo artista

RAL foi ilustrador da Folha de Pernambuco e hoje precisa de ajuda na luta contra uma doença degenerativaRAL foi ilustrador da Folha de Pernambuco e hoje precisa de ajuda na luta contra uma doença degenerativa - Foto: Divulgação

O cartunista, chargista e ilustrador pernambucano Romildo Araújo Lima, mais conhecido por RAL, de 70 anos, que luta contra uma doença degenerativa, progressiva, que não possui cura, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), criou uma loja virtual pelo WhatsApp para vender camisetas e canecas com artes feitas por ele, com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar nos custos com o tratamento.

A ELA é uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas, como a fala e os movimentos. RAL, que foi ilustrador da Folha de Pernambuco, após ser acometido pela doença, em 2020, teve a fala afetada e, posteriormente, a mastigação e os movimentos motores comprometidos, impossibilitando o artista de trabalhar. RAL também teve que colocar uma sonda no estômago para receber alimentação direta.

"O meu convênio médico me deu direito a home care de 6 horas, o que não é suficiente. Então, montamos um 'escudo protetor' de 24 horas, com contratação de corpo de enfermagem, médicos e terapeutas especializados no tratamento da ELA (fisioterapeutas na área motora/respiratória/ocupacional), fonoaudiólogo e nutricionista)", afirmou RAL, que precisa de ajuda para manter parte da equipe disciplinar.  

Os produtos vendidos na loja virtual possuem estampas com charges, caricaturas, cartuns e ilustrações feitas pelo artista, e podem ser adquiridos por R$ 120, a camisa, e R$ 60, a caneca. Para comprar, basta clicar no link aqui.

Camisa à venda na loja virtualCamisa à venda na loja virtual. Foto: Divulgação

A meta de Ral e da família é conseguir vender 300 camisas. "Espero alcançar a oportunidade de cura. Tenho esperança! Para chegar lá, estou precisando contar, mais uma vez, com o apoio de todos". 

Veja também

Ex de Nahim não deixará filha do cantor ir ao velório: 'Não perca tempo'
Nahim

Ex de Nahim não deixará filha do cantor ir ao velório: 'Não perca tempo'

"Esquecidos por Deus": espetáculo baseado em livro de Cícero Belmar estreia no Recife
Teatro

"Esquecidos por Deus": espetáculo baseado em livro de Cícero Belmar estreia no Recife

Newsletter