Solidariedade

Desenhista RAL precisa de ajuda na luta contra doença degenerativa

Um dos grandes nomes do traço e humor pernambucano luta contra Esclerose Lateral Amiotrófica

RAL foi ilustrador da Folha de Pernambuco e hoje precisa de ajuda na luta contra uma doença degenerativaRAL foi ilustrador da Folha de Pernambuco e hoje precisa de ajuda na luta contra uma doença degenerativa - Foto: Divulgação

Charges, caricaturas, cartuns, ilustrações, capas de livros e projetos gráficos fazem parte da produção cultural irreverente de Romildo Araújo Lima, o RAL, um dos maiores artistas do traço e do humor pernambucanos. RAL foi ilustrador da Folha de Pernambuco e hoje precisa de ajuda na luta contra uma doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O desenhista possui também uma produção intelectual com vínculo no movimento sindical dos trabalhadores e nas lutas democráticas e populares desde os tempos da resistência contra a ditadura civil-militar de 1964.

A ELA é uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas, como a fala e os movimentos. Atingido no ano passado, RAL teve, inicialmente, a fala afetada e, posteriormente, a doença comprometeu a mastigação e os movimentos motores, impossibilitando o artista de trabalhar.

Recentemente RAL, 70 anos, passou por três internamentos de urgência devido a uma infeção intestinal e duas infecções urinárias, passando um período com necessidade de utilizar sonda.

RAL foi ilustrador da Folha de Pernambuco e hoje precisa de ajuda na luta contra uma doença degenerativa

“A alimentação está por sonda nasal, pois a deglutição é muito comprometida. Por isso, ele vai fazer gastrostomia (sonda no estômago). Para voltar a se nutrir bem e, na sequência, resolver o problema da próstata”, o filho de RAL, Marcel Lima. 

Agora o artista precisa fazer uma cirurgia de raspagem da próstata, porém, como suas defesas estão baixas, será necessário o internamento hospitalar onde será alimentado por soro e traqueostomia, no intuito de fortalecer o organismo. O trabalhador autônomo está impossibilitado de trabalhar no momento em que há muitas despesas extras relacionadas ao seu tratamento.

Segundo Marcel, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo artista, ele segue sempre bem humorado e espalhando carinho por onde passa. “Todos que conhecem sabem como ele é, mesmo em momentos difíceis, bem humorado. No hospital que frequentamos, do jeito que dá, faz desenhos e mostra a todos que cuidam deles. Corações etc. Sempre que pode, bem humorado até para reclamar”, contou Marcel. 
 


Os interessados em contribuir podem fazer um depósito na conta de Romildo Araújo Lima, Banco Itaú através do PIX, no CPF 08159629400. 
 

 

Veja também

Mirela e Yugnir são eliminados do Power Couple com 26,21% dos votos
Power Couple

Mirela e Yugnir são eliminados do Power Couple com 26,21% dos votos

Joaquim Lopes prepara livro e diz que é 'avassalador' ser pai de gêmeas
Famosos

Joaquim Lopes prepara livro e diz que é 'avassalador' ser pai de gêmeas