Abuso

Detalhes sobre assédio de Melhem a Dani Calabresa causam repulsa e repercutem nas redes

Foram ouvidas mais de 40 pessoas na reportagem da revista Piauí, entre vítimas e testemunhas

Marcius Melhem, ex-diretor artístico e roteirista da Rede Globo, envolvido em denúncias de assédio sexualMarcius Melhem, ex-diretor artístico e roteirista da Rede Globo, envolvido em denúncias de assédio sexual - Foto: Reprodução/Internet

Uma reportagem assinada pelo repórter João Batista Jr., publicada pela revista Piauí, nesta sexta-feira (4), revelou detalhes sobre episódios de assédio sexual e moral denunciados contra o ator, diretor e roteirista Marcius Melhem durante o período em que ele era diretor humorístico do Zorra, atração de humor da Rede Globo. 

A maior parte da publicação relata situações que envolveram a humorista Dani Calabresa, primeira mulher a denunciar o comportamento inadequado dele aos departamentos administrativos da emissora.

Para a reportagem, no entanto, mais de 40 pessoas foram entrevistadas, incluindo testemunhas e outras vítimas de assédio moral e sexual praticados por Melhem, que foi desligado oficialmente da empresa em agosto. 

Na nota de encerramento de vínculo, porém, a Rede Globo não citou o real motivo para tal. Isso, inclusive, tem sido motivo de discórdia dentro da emissora, segundo a reportagem. Um grupo de profissionais, com representação de uma advogada, luta para que os fatos sejam apresentados. 

O texto cita, com detalhes, situações de extrema falta de respeito, dignas de repulsa. O primeiro episódio relatado envolvendo Dani Calabresa foi em uma festa pelo centésimo episódio do humorístico, em um Karaokê, no Rio, ainda em 2017.

No local, Melhem teria tentado beijá-la à força em um palco, mas ela se desvencilhou. Não satisfeito, ele a abordou na saída do banheiro, mais uma vez na tentativa de beijar a artista. Mas foi além.  

Como a artista reagiu à investida, ele imobilizou os braços dela com uma mão. "Com a outra, puxou a cabeça dela para forçar um beijo. Assustada, Calabresa cerrou os lábios e virou o pescoço, mas Melhem conseguiu lamber o rosto dela. Em seguida, tirou o pênis para fora da calça. Enquanto a atriz tentava soltar os braços e escapar da situação, acabou encostando mão e quadris no pênis de Melhem. Ao reencontrar os colegas no salão, Calabresa teve uma crise de choro. Os atores Luis Miranda e George Sauma ofereceram a ela um copo d’água e confortaram a amiga”, descreve o texto de João Batista Jr. 

A partir de então, foi uma sucessão de momentos constrangedores protagonizados pelo então diretor e roteirista do Zorra, os quais Dani Calabresa só teve coragem para expor à cúpula global em 2019. Antes disso, ela chegou a sofrer boicote profissional por parte dele e teve de recorrer a medicações para conseguir dormir. 

Após as denúncias da humorista, outras mulheres também procuraram o Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico da Globo, então chefiado por Monica Albuquerque. De acordo com a publicação da Piauí, foi sugerido a Melhem que procurasse um terapeuta. Apenas isso. Sem qualquer pena, o que desagradou não só as vítimas, mas testemunhas e amigos próximos. Procurado pela revista, Melhem disse que não se pronunciaria porque “a sentença já estava dada”. Falou ainda que procurará justiça. 

O assunto, claro, foi um dos mais comentados desta sexta-feira nas redes sociais. Muitos artistas e personalidades escreveram para dar força às vítimas, além de enaltecer a coragem de Dani Calabresa em levar as denúncias adiante.

É sabido que, muitas vezes, as mulheres acabam silenciando esse tipo de situação, sobretudo por terem julgamentos externos. O próprio Melhem, segundo a reportagem da Piauí, no momento de pedir desculpas a ela após o episódio inicial, ainda 2017, disse que “a culpa” era dela, por estar muito gostosa. 

Em entrevista ao portal de notícias UOL, a atriz pernambucana Fabiana Karla disse que legitima a dor de Dani Calabresa e que era visível a angústia que ela sentia quando precisava gravar no Rio de Janeiro.

Confira algumas reações: 

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter