MPB

Dia da Música Popular Brasileira: "Aquarela do Brasil" volta ao topo das mais gravadas

Novo levantamento do Ecad constata mudança na liderança de ranking das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos

Estúdio de gravaçãoEstúdio de gravação - Foto: Wikimedia Commons

O Dia da Música Popular Brasileira é festejado todo dia 17 de outubro em homenagem ao nascimento da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, no ano de 1847. Para comemorar a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as músicas brasileiras mais gravadas até agora e constatou que houve uma mudança na liderança desse ranking. "Aquarela do Brasil", de autoria de Ary Barroso, voltou ao topo, com 414 gravações.
 
"Garota de Ipanema", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, agora ocupa a segunda posição com 413 gravações e está à frente de "Carinhoso", de Pixinguinha e Braguinha, que era a primeira colocada em abril deste ano e, no momento, é a terceira, com 411 gravações.
 
Atualmente, entre as cinco primeiras colocadas, também estão “Asa branca”, de Humberto Teixeira e Gonzagão (357 gravações), e “Manhã de carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria (292 gravações). Nesse ranking, Tom Jobim se destaca por fazer parte da autoria de sete entre as 15 primeiras músicas do ranking.
 

As alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), que formam a gestão coletiva no Brasil e administram o Ecad.
 
Veja o ranking das 15 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos:

Veja também

Dead by Daylight e Rainbow Six Siege entre os jogos gratuitos do fim de semanaTECNOLOGIA E GAMES

Dead by Daylight e Rainbow Six Siege entre os jogos gratuitos do fim de semana

Conde Só Brega lança DVD com sucessos dos seus 22 anos de carreiraMúsica

Conde Só Brega lança DVD com sucessos dos seus 22 anos de carreira