Cultura+

Dia do Gato: 7 curiosidades sobre os felinos

17 de fevereiro é dia de homenagear esses bichanos dengosos e imprevisíveis

GatoGato - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Dia 17 de fevereiro, Dia Mundial do Gato, é a data de homenagear esses bichanos cheios de personalidade e carinho. Apesar da aparência fofinha, ninguém consegue fugir do olhar penetrante deste animal. Desde muito tempo, alguns mitos acabam com a reputação dos felinos, que na verdade têm muito amor para dar, mas só aos que merecem.

A Folha PE separou uma lista de curiosidade sobre esses animais imprevisíveis e dengosos, confira:

1- Gato preto não dá azar! Pelo contrário, além deles serem um sinal de sorte no Japão e Reino Unido, os gatos com a pelagem totalmente preta têm o gene que os torna imunes ao vírus do HIV felino. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.


2- Gatos são muito apegados a quem cuida deles. Diferente dos cães, que são domesticados há séculos, os gatos foram historicamente tratados de forma diferente, logo, o senso de lealdade deles é mais de igualdade do que de submissão. Isso dá a eles a fama de desobedientes, mas, na verdade, é preciso estabelecer uma relação mútua de respeito entre felino e dono.


3- Enquanto a expectativa de vida de um gato doméstico é de 15 anos, um gato de rua vive apenas dois.


4- O ronronar dos gatos não significa apenas que eles estão felizes. O som produzido pelo ar que passa pelas cordas vocais do felino pode significar muitas coisas. É uma forma de comunicação entre os gatos e até mesmo uma forma deles se acalmarem quando estão nervosos, já que é um som que eles escutam desde filhotes. Outra utilidade do ronronar é que a frequência do som ajuda a aumentar a densidade óssea do animal.


5- O miado, na maioria das vezes, é um som que o gato desenvolveu para se comunicar com os humanos, já que os felinos conversam entre si através de sons em uma frequência baixa demais para escutarmos.


6- Os gatos têm sangue do tipo A e B como os humanos.


7- O gato possui na ponta do nariz uma impressão digital semelhante a dos humanos nos dedos. Esta impressão digital é única em cada gato.



Feliz dia dos gatos!

 

Veja também

Sueco Ruben Ostlund ganha sua segunda Palma de Ouro por 'Triangle of Sadness'
Festival de Cannes

Sueco Ruben Ostlund ganha sua segunda Palma de Ouro por 'Triangle of Sadness'

Adiada a segunda noite de show de Caetano Veloso no Guararapes
Música

Adiada a segunda noite de show de Caetano Veloso no Guararapes