Pernambuco

Dia do Manguezal: entidades e artistas apoiam criação de reserva extrativista na Mata Sul

A ideia de criar a reserva tem mais de 10 anos, a partir de um abaixo-assinado elaborado por entidades de pescadores

Foto: Enrico Marone/Rare Brasil

Para marcar o Dia Internacional para Conservação do Manguezal, celebrado nesta segunda-feira (26), instituições da sociedade civil, governamentais e de pesquisa lançam uma campanha em defesa da criação da Reserva Extrativista Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco.

Com apoio de artistas como Banda Eddie, Claudio Rabeca, Isaar, Luccas Maia, Mulungu, Siba, Una e Zé Manoel, a criação da Resex Rio Formoso irá garantir o uso de forma sustentável dos recursos pesqueiros e a manutenção do modo de vida.

Entidades estimam que, com a criação da reserva, 2.355 pescadores artesanais e 80 famílias remanescentes de quilombos usem os 2.615.91 hectares de manguezal.

O manguezal da Resex Rio Formoso inclui o estuário de três rios: Formoso, dos Passos e Ariquindá. A ideia de criar a reserva tem mais de 10 anos, a partir de um abaixo-assinado elaborado por entidades de pescadores.

O educador social do Conselho Pastoral dos Pescadores Severino Santos explica que, ao criar uma
Resex, o Estado protege os meios de vida e a cultura das populações tradicionais extrativistas.

"Dessa forma, assegura o uso sustentável dos recursos naturais do território historicamente explorado por
essas pessoas." Ele lembra que o manguezal é considerado área pública, sendo definidos na
Constituição como bem da União.

Na última quarta-feira (21), prefeituras dos três municípios envolvidos na criação da Resex manifestaram apoio à iniciativa em reunião realizada no Cepene, em Tamandaré, com representantes dos pescadores e das instituições envolvidas.

No encontro, representantes do poder público municipal consideraram que a proteção do meio ambiente e dos direitos das comunidades tradicionais é um princípio fundamental a ser respeitado no processo de desenvolvimento dos municípios. Participaram integrantes de colônias de pescadores, Conselho Pastoral dos Pescadores, Associação do Quilombo Engenho Siqueira, Departamento de Oceanografia da UFPE, ICMBio e da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura.

Entre as questões levantadas na reunião estavam a importância da fiscalização ambiental e a necessidade de conciliar as atividades turísticas com a preservação da natureza e com a pesca.

As Vozes do Mar
A iniciativa As Vozes do Mar reúne cantores de Pernambuco que gravaram músicas que mencionam o
mar ou o pescador.

A seleção está em quatro plataformas: Instagram, Spotify e Youtube (@asvozesdomar), além do Facebook (@umoceanodecultura) e faz parte do Projeto Um Oceano de Cultura, capitaneado pelas instituições que apoiaram a elaboração dos estudos técnicos para a criação da Resex Rio Formoso.

A motivação é celebrar a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, instituída pela ONU e comemorada em todo o mundo de 2021 a 2030. 

A pesquisa musical que fundamentou As Vozes do Mar resultou até o momento na seleção de 44 faixas de 19 artistas e bandas locais. Esses artistas estão sendo convidados a usarem suas vozes em defesa da conservação dos mares, oceanos e zonas costeiras.

Isadora Melo é uma das artistas que fazem parte da campanha (Foto: Olívia Godoy)

A Resex em números

Área proposta
2.615,91 hectares de manguezal

Área (hectares) por município
Sirinhaém: 1731,69
Tamandaré: 141,25
Rio Formoso: 742,96

Pescadores por município
Sirinhaém: 1.418
Tamandaré: 511
Rio Formoso: 426

Veja também

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''
BBB 24

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Newsletter