Diretores de cinema pernambucanos apreensivos por conta de indefinições no setor

Secretaria Estadual de Cultura ainda não obteve posicionamento oficial sobre os recursos previstos para o audiovisual no Estado. Diretores aguardam lançamento de edital do Funcultura

Silvana Meirelles, secretária Executiva de Cultura, explica que reunião foi suspensa pela ausência de dois diretores da AncineSilvana Meirelles, secretária Executiva de Cultura, explica que reunião foi suspensa pela ausência de dois diretores da Ancine - Foto: Laila Santana/Arquivo Folha

Um dia após a Polícia Federal ter recolhido livros contábeis, computadores, dinheiro e outros objetos na Agência Nacional do Cinema (Ancine), no Rio de Janeiro (colocando sob suspeita cinco funcionários do órgão, inclusive seu presidente, Christian de Castro), os cineastas pernambucanos seguem apreensivos e pessimistas. "A minha expectativa é a de todo mundo. Em 2019, tenho três projetos para ser realizados, e todos eles dependem de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). É óbvio que estou numa insegurança gigantesca", confessa a cineasta Tuca Siqueira.

Leia também:
Cinema pernambucano aguarda definições na Ancine
Márcia Souto vai presidir a Câmara Setorial do Audiovisual
Participação feminina cresceu mais de 40% no Funcultura Audiovisual


Conforme noticiado ontem pela Folha de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Cultura ainda não obteve um posicionamento oficial sobre os recursos previstos para o Estado, dentro do FSA - e que representam uma porcentagem substancial das verbas que compõem o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), no segmento de Audiovisual.

A Secretária de Cultura de Pernambuco, Antonieta Trindade, chegou a emitir um comunicado aos membros do Conselho de Audiovisual falando de sua preocupação, mas não conseguiu articular uma reunião com o presidente da Ancine por conta da operação policial envolvendo o órgão. Segundo a Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meirelles, a reunião desta quinta-feora (20) foi suspensa, por conta da ausência de dois diretores.

Membro da REC Produtores, o cineasta Chico Ribeiro está preocupado. "O prazo final para a Ancine responder a essas questões do repasse seria, a princípio, hoje, já que entra em recesso na próxima segunda-feira. Então, se não rolar, vai ficar para o ano que vem e prejudicar o edital do Funcultura de 2018-2019, que em tese tem que ser lançado até o último dia útil deste ano", frisou. 

"Estamos aguardando uma definição. Creio que vão ampliar o prazo, porque o fundo setorial funciona em modo contínuo e a situação pela qual a Ancine está passando já é uma justificativa mais do que sufuciente para se prorrogar o edital, ainda que ele tenha um prazo fixo", afirmou por sua vez Silvana Meirelles, destacando que Pernambuco cumpriu todos os trâmites e não é o único estado nessa situação; o único que teria tido os recursos liberados foi o Distrito Federal. "Num cenário desses e já no final do ano, não sei se ainda teremos reunião este mês", lamentou.

Para João Vieira Júnior, da Carnaval Filmes, esses impasses precisariam ter sido resolvidos de forma prévia, através de encontros envolvendo os gestores de cada um dos fundos, em operações coordenadas e voltadas para o bom funcionamento dos arranjos regionais. "É um projeto de cooperação maravilhoso, e a produção cultural de Pernambuco não pode ficar sem esse valor", disse ele, avaliando que havia indícios ao longo dos meses de que a forma estadual de repasse não encontrava ressonância nas regras do FSA. "Faltou um acordo num momento mais oportuno. Isso evitaria que os produtores culturais fossem penalizados", criticou.

Chico Ribeiro reforçou: "vai ser um ano de muito trabalho e articulação. No primeiro semestre, a gente talvez não venha a perceber tanto, pois vários contratos já estão fechados. Mas depois, se todas as indefinições não tiverem respostas rápidas, a tendência é de que seja um ano perdido", lamentou. 

Veja também

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança
Televisão

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança

Documentário brasileiro 'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim
Cinema

'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim