Cultura

Divulgados os vencedores do 7° Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho

Concorreram projetos de artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo

Game "Guardiões da Justiça" faturou o primeiro lugar na categhoria "formação"Game "Guardiões da Justiça" faturou o primeiro lugar na categhoria "formação" - Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram, nesta terça-feira (5), o resultado final do 7° Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A iniciativa, criada em 2015, tem como objetivo a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação e salvaguarda do patrimônio cultural de natureza material e imaterial em todas as microrregiões do estado. Às candidaturas vencedoras, serão concedidos os prêmios de R$ 20 mil para os primeiros colocados e R$ 10 mil para os que conquistarem os segundos lugares.

Concorreram ao edital, ações realizadas/concluídas entre os anos de 2019 e 2021 ou que estavam em andamento até a data final do período de inscrição, nas diversas áreas e linguagens culturais como artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo.

O game educacional "Guardiões da Justiça 1.0" foi selecionado em primeiro lugar na categoria Formação. O jogo eletrônico é recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade e também para adolescentes e adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldades de aprendizagem e/ou deficiência intelectual e idealizado a partir do conceito de desenho universal. O segundo lugar na categoria Formação ficou com “Movi Várzea, movimentos e inventário participativo”, projeto de formação e mobilização comunitária em torno do mapeamento, pesquisa e difusão do patrimônio cultural do bairro da Várzea, no Recife.

Na categoria "Promoção e Difusão", o primeiro lugar ficou com "Pífanos de Pernambuco – Do Mapeamento à Salvaguarda". O projeto identificou 82 bandas de pífanos ao percorrer cerca de 15 mil km em estradas do agreste e sertão pernambucanos. O segundo lugar foi conquistado pelo "1º Festival Mamulengando Pernambuco", o qual propõe um diálogo com a diversidade de artistas mamulengueiros do estado, criando fluxos poéticos e pedagógicos, e promovendo trânsitos ao dar visibilidade aos municípios/territórios onde esta brincadeira (re)existe.

A ação de "Salvaguarda e Preservação do Acervo Audiovisual da TV Viva Olinda" angariou a primeira colocação em "Acervos Documentais e Memória Cultural". Ela se destina à recuperação, preservação e dinamização do acervo da TV Viva, produtora do Centro de Cultura Luiz Freire, localizado em Olinda. O conjunto da obra, que está sendo catalogado e digitalizado, reúne peças produzidas ao longo dos 38 anos, com registros de artistas e grupos populares, à época ainda desconhecidos do grande público. Na segunda posição ficou "Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto de Suape", uma ação de salvaguarda do patrimônio audiovisual pernambucano, por meio da digitalização, publicação, divulgação e difusão do acervo de filmes sobre a construção do Porto do SUAPE sob guarda do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE), desde a década de 1990.

Serviço

Lista dos projetos vencedores do 7° Prêmio Ayrton Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco:

FORMAÇÃO

1º) Guardiões da Justiça 1.0

2º) Movi Várzea, Movimentos e Inventário participativo

PROMOÇÃO E DIFUSÃO

1º) Pífanos de Pernambuco – Do Mapeamento à Salvaguarda

2º) 1º Festival Mamulengando Pernambuco

ACERVOS DOCUMENTAIS E MEMÓRIA CULTURAL

1º) Salvaguarda e Preservação do Acervo Audiovisual da TV Viva Olinda

2) Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto de Suape

Veja também

Arthur Aguiar faz propaganda de serviço de compra de seguidores, as chamadas "fazendas de cliques"
EX-BBB

Arthur Aguiar faz propaganda de serviço de compra de seguidores, as chamadas "fazendas de cliques"

Zé Cafofinho realiza show na Casa Estação da Luz, em Olinda
Música

Zé Cafofinho realiza show na Casa Estação da Luz, em Olinda