Do Recife para Florença

Artista plástico Joaz Silva abre nesta quinta (11) a exposição "Linguagem do Agreste II".

Antes de seguir para a Itália para participar do XI Bienal de Florença, o pernambucano Joaz Silva expõe suas obras no Centro Cultural da Correios (CCC) no Recife, reaberto em abril deste ano. A mostra “Linguagem do Agreste II” começa nesta quinta-feira (11) e segue até 25 de maio. A entrada é gratuita.

Joaz iniciou sua carreira artística em 1990. Com mais de 25 anos de trabalho, hoje suas obras possuem repercussão internacional. Tudo começou em 2015, após “Linguagem do Agreste”. Após a exibição em Caruaru, ele foi chamado para a edição anterior da Bienal de Florença. Vivendo a volatilidade de se manter como artista, ele contou com o apoio de diversos colaboradores para realizar a viagem e expor suas obras que retratam o agreste de Pernambuco. “Linguagem do Agreste” transferia para a tela principalmente patrimônios históricos e culturais de cidades agrestinas. “Fiquei surpreso e muito contente com o convite de Florença. Foi um mundo novo. Tive muito aprendizado”, recorda.

Ao todos, 408 artistas de 62 países apresentaram seus trabalhos na última edição. “A viagem modificou as técnicas que uso. Também dirigi meu olhar para outros focos, retratei os vaqueiros, a arte em couro, brinquedos e a flora do Agreste”, detalha. Contudo, uma coisa não mudou: o artista ainda precisa de apoio para arrecadar R$ 30 mil para empreender a viagem a cidade da Toscana, em outubro. O pagamento tem até julho para ser feito. Quem quiser colaborar pode contribuir com diversos valores através do site da kickante. A exposição fica em cartaz até 25 de maio.

Fechado desde 2014, o CCC foi reaberto em abril deste ano com a 6ª Mostra Pôster Arte Design que segue até 31 de maio. A exposição apresenta a integração das artes gráficas com a música e reúne trabalhos de vários países. Além dos pôsteres e das telas de Joaz, os visitantes podem conferir o acervo permanente do mobiliário e equipamentos antigos da empresa na Sala Histórica dos Correios.

Serviço>
Linguagem do Agreste II, de Joaz Silva
Quando: abertura nesta quinta-feira (11), ao meio-dia.
Visitação: até 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h30
Onde: Centro Cultural Correios, Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife
Informações: 3424-1935
Entrada gratuita

Veja também

Geraldo Maia encanta jurados do The Voice + com clássico de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga
The Voice +

Geraldo Maia encanta jurados do The Voice + com clássico de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga

Feito na pandemia, livro mostra táticas de sobrevivência ao cotidiano
Literatura

Feito na pandemia, livro mostra táticas de sobrevivência ao cotidiano