Logo Folha de Pernambuco
Lançamento

Documentário "Céu de Lua, Chão de Estrelas" estreia com sessão no Cinema do Museu

Filme foi um dos vencedores da última edição do Concurso de Roteiros para Documentários Rucker Vieira

Documentário "Céu de Lua, Chão de Estrelas"Documentário "Céu de Lua, Chão de Estrelas" - Foto: Divulgação

O documentário “Céu de Lua, Chão de Estrelas”, dirigido por Camilo Soares e Orun Santana, faz sua estreia nesta sexta-feira (20), às 20h, no Cinema do Museu, em Casa Forte. A produção foi uma das vencedoras da última edição do Concurso de Roteiros para Documentários Rucker Vieira, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Com 26 minutos de duração, o filme se desenvolve a partir do corpo e da dança de Orun Santana, inspirado em “Meia-Noite”, seu celebrado espetáculo teatral. Na montagem, o diretor e dançarino promove um encontro entre sua história pessoal, sua periferia, o bairro de Chão de Estrelas e, mais especificamente, o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, idealizado pelo mestre Meia-Noite e Vilma Carijós, pais do artista.

A produção não se trata de uma adaptação do espetáculo de dança. O projeto busca observar, documentar e escrutinar o que não se vê no palco, se desenvolvendo no próprio solo do Chão de Estrelas.
 

“Céu de Lua, Chão de Estrelas” é um dos quatro documentários produzidos e lançados por meio do concurso Rucker Vieira nos últimos dois anos. Nesse período, foram premiados roteiros de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. 

O prêmio leva o nome do emblemático fotógrafo e cineasta pernambucano, referência nacional dentro do campo do documentário. Em cada edição, são selecionados dois projetos de filmes, que recebem recursos para sua realização.

Veja também

Newsletter