Documentário "Céu de Lua, Chão de Estrelas" estreia com sessão no Cinema do Museu
Filme foi um dos vencedores da última edição do Concurso de Roteiros para Documentários Rucker Vieira
O documentário “Céu de Lua, Chão de Estrelas”, dirigido por Camilo Soares e Orun Santana, faz sua estreia nesta sexta-feira (20), às 20h, no Cinema do Museu, em Casa Forte. A produção foi uma das vencedoras da última edição do Concurso de Roteiros para Documentários Rucker Vieira, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Com 26 minutos de duração, o filme se desenvolve a partir do corpo e da dança de Orun Santana, inspirado em “Meia-Noite”, seu celebrado espetáculo teatral. Na montagem, o diretor e dançarino promove um encontro entre sua história pessoal, sua periferia, o bairro de Chão de Estrelas e, mais especificamente, o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, idealizado pelo mestre Meia-Noite e Vilma Carijós, pais do artista.
A produção não se trata de uma adaptação do espetáculo de dança. O projeto busca observar, documentar e escrutinar o que não se vê no palco, se desenvolvendo no próprio solo do Chão de Estrelas.
Leia também
• Reality com a família de Gilberto Gil já tem data de estreia
• "Irmãos Evento" ganha campanha de financiamento coletivo
• Banda Fim de Feira comemora 18 anos com documentário
“Céu de Lua, Chão de Estrelas” é um dos quatro documentários produzidos e lançados por meio do concurso Rucker Vieira nos últimos dois anos. Nesse período, foram premiados roteiros de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
O prêmio leva o nome do emblemático fotógrafo e cineasta pernambucano, referência nacional dentro do campo do documentário. Em cada edição, são selecionados dois projetos de filmes, que recebem recursos para sua realização.