Cultura+

Documentário 'Ex-pajé' propõe debates sobre índios no Brasil

Diretor Luiz Bolognesi vem ao Recife para debater 'Ex-pajé', documentário que sugere reflexões sobre a cultura indígena no Brasil atual. A sessão será nesta sexta-feira (11), no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), às 19h30

Cena do documentário 'Ex-pajé', de Luiz BolognesiCena do documentário 'Ex-pajé', de Luiz Bolognesi - Foto: Divulgação

Luiz Bolognesi pretendia fazer um filme sobre pajés, propondo reflexões sobre os índios e o Brasil. "Minha relação com questões indígenas é antiga", explica Luiz. "Estudei antropologia na universidade, fiz filmes sobre o genocídio do povo Guarani-Kaiowá, além da animação 'Uma história de amor e fúria', que traz o ponto de vista tupinambá", detalha.

Mas durante a pesquisa, a ideia foi se modificando: se tornou um relato sobre o pajé Perpera Suruí. A pré-estreia do documentário "Ex-pajé" será nesta sexta-feira (11), às 19h30, no Cinema da Fundação (na unidade do Derby), com presença do diretor, que falará com o público após a sessão.

"Queria fazer um documentário sobre pajés, só que no meio da pesquisa, quando visitei um local e perguntei sobre o pajé, disseram que não tinha mais pajé, tinha apenas o ex-pajé. E me trouxeram o Perpera", lembra Luiz, que visitou o território indígena Paiter Suruí, na fronteira de Rondônia com Mato Grosso.

Leia também:
São Luiz volta a funcionar com pré-estreia de 'O processo'
Cinema nacional: 'Arábia' fala sobre trabalhador brasileiro
Crítica: 'A Cidade do Futuro' discute machismo no Nordeste


"Ele usava uma roupa maior que ele, um sapato grande, estava constrangido. Nunca vi um ex-pajé. Já vi ex-ministro, ex-gerente. Ele usava aquelas roupas não porque queria, mas porque era constrangido a usar. Fiquei encantado e angustiado. Resolvi fazer não um documentário sobre pajés, mas seguir esse personagem", detalha.

O documentário recorre a Perpera e a outros moradores do território. "Não tinha um roteiro prévio. Construí a narrativa com eles. Foram duas maneiras de filmar: flagrantes do que acontecia e encenações a partir do que eles nos contavam", comenta Luiz.

"O documentário tem narrativa de ficção. Sou roteirista, não tem jeito. Na hora de contar a história, decidimos que não teria entrevista, seriam acontecimentos que acabam parecendo uma ficção, mas é tudo real. Ou estava acontecendo naquele momento ou aconteceu uma semana antes e eles encenaram", ressalta.

A importância do filme transcende as fronteiras do cinema: discute preconceito e injustiças através da maneira como as comunidades indígenas são tratadas. "O pastor do território tinha virado a comunidade contra Perpera", diz o diretor.

"Infelizmente não acontece só com eles, mas no Brasil inteiro. A igreja evangélica tem bancada no congresso, tem partido político, estão tomando conta da Funai [Fundação Nacional do Índio]. Eles têm o projeto de evangelizar todas as aldeias, e isso passa por uma perseguição sistemática aos pajés. O que está acontecendo é violento e desumano e vai destruir as culturas indígenas do país", argumenta.

Cotação: bom


Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter