Longa-metragem

Documentário mostra inquietações de estudantes às vésperas do Enem

Filmado em 2018, 'Atravessa a Vida' mostra a rotina dos alunos de uma escola pública em Sergipe

Documentário "Atravessa a Vida"Documentário "Atravessa a Vida" - Foto: Divulgação

Em meio a pedidos de novo adiamento, a edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicada a partir deste domingo. Principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil, a avaliação representa um momento crucial na vida de milhares de jovens. É o que mostra o documentário “Atravessa a Vida”, do diretor João Jardim, que estará disponível a partir de fevereiro no catálogo do Globoplay.

Responsável por filmes como “Getúlio”, “Janela da Alma” e “Lixo Extraordinário”, o cineasta acompanhou a rotina de uma turma do 3º ano do ensino médio em 2018, antes da pandemia de Covid-19 impor o ensino a distância. Os protagonistas são os estudantes do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, localizado em Simão Dias, cidade de 40 mil habitantes no interior de Sergipe.

A temática escolar não é uma novidade no trabalho de João Jardim. Com o documentário “Pro Dia Nascer Feliz” (2005), o cineasta já havia mostrado as diferentes realidades em colégios públicos e particulares de três estados. Agora, a câmera se volta para os últimos meses dos alunos dentro da instituição de ensino, na transição entre a adolescência e a fase adulta.  

“Esse filme nasceu da junção entre a vontade de voltar a fazer um trabalho no ambiente de uma escola e a percepção do quanto o Enem é relevante na vida das pessoas hoje em dia. Ele é a perspectiva real de que os jovens do interior brasileiro, ou até das periferias, conseguiriam entrar na faculdade. Há também o aspecto subjetivo do amadurecimento. Os alunos saem do colégio e, a partir daí, é outra etapa da vida que começa. Acho que esse momento é muito rico emocionalmente”, aponta.

Com cerca de mil estudantes matriculados, a escola que serve de cenário para o longa-metragem e vista por João como um recorte da realidade do sistema de educação brasileiro. “É uma escola que tem as mesmas dificuldades de todas as escolas públicas do Brasil, com toda a sua precariedade. Mas, ao mesmo tempo, é um lugar rico de professores que querem acertar e alunos que querem progredir. Conheci jovens com muito potencial e vontade de crescer”, comenta.

Usando como principal referência o longa norte-americano "High School" (1968), de Frederick Wiseman, “Atravessa a Vida” abraça a proposta do cinema direto, que prega a mínima interferência possível do diretor na cena. Desta forma, o filme acompanha os problemas resolvidos pela diretora, a interação entre os alunos no horário de intervalo e os debates levantados pelos professores em sala de aula, trazendo à tona assuntos como pena de morte, aborto, suicídio e Ditadura Militar.

João Jardim, diretor de 'Atravessa a Vida'João Jardim, diretor de 'Atravessa a Vida' (Foto: Divulgação) 

Ao longo de três meses, o diretor e sua equipe filmaram na escola em semanas intercaladas. A recepção inicial de alunos e funcionários, segundo João, foi com muita desconfiança. “Eles se perguntavam o que é que a gente estava fazendo filmando o tempo todo. Com o tempo, fomos ganhando a confiança deles. Eles foram se revelando, começaram até a se divertir com a gente e a interagir mais. Mas nada que está no filme foi encenado para a câmera. Tudo o que registramos foi o que eles quiseram realmente compartilhar com a gente”, afirma.

Às vésperas de uma prova que pode determinar seus futuros, os adolescentes expõem aflições, inseguranças, sonhos e conquistas. Há apenas três entrevistas no longa, embora a equipe tenha ouvido 12 alunos no total. A ausência do pai nas famílias é um tema presente em todas as conversas. “Não era a ideia inicial inserir as entrevistas no documentário, mas fomos vendo que era importante destacar que aqueles alunos estavam ali perseverando e sendo criados pelas mães. Era necessário ter esse aspecto da vida familiar deles, porque de alguma maneira isso influencia muito na preparação para o Enem e até na visão que eles têm da escola”, defende.

Produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, “Atravessa a Vida” teve sua estreia mundial no 25º Festival É Tudo Verdade, no ano passado. O longa já está em cartaz em algumas salas de cinema espalhadas pelo País desde a última quinta-feira, mas ainda não há previsão de lançamento no Recife. Além de passar pelo streaming, a obra também será exibida na TV, pela GloboNews, em data ainda a ser divulgada.

Veja também

Quem é Karinah, cantora que postou foto com Belo em iate e já comprou mansão de Xuxa
Famosos

Quem é Karinah, cantora que postou foto com Belo em iate e já comprou mansão de Xuxa

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido
Famosos

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido

Newsletter