A-A+

Documentário mostra bastidores de desfile da escola de samba Estácio de Sá

O filme 'Yo & Você - Carnaval do Mundo', idealizado e produzido pelo pernambucano Henrique de Oliveira, será lançado nesta segunda-feira, no cinema da Fundaj, com entrada gratuita

Comissão de frente da Estácio de SáComissão de frente da Estácio de Sá - Foto: Divulgação

A Estácio de Sá conseguiu retornar ao grupo especial do Carnaval carioca com um enredo sobre o Panamá. O país caribenho foi o tema do desfile do ano passado, garantindo à mais antiga escola de samba brasileira o título da Série A. Os bastidores dessa vitória estão registrados no documentário "Yo & Você - Carnaval do Mundo", que tem como idealizador e produtor executivo o pernambucano Henrique Oliveira. A sessão de lançamento do filme será realizada nesta segunda-feira (3), às 19h30, no Cinema da Fundaj, no bairro do Derby.

Com experiência na organização de eventos em países da Europa, África e América, Henrique se aproximou da escola de samba durante os preparativos para o desfile. Na época, ele residia no Panamá e acabou sendo escolhido para intermediar a comunicação entre a Estácio e o governo panamenho, por indicação da embaixada do Brasil. Ao acompanhar todo o esforço da agremiação carnavalesca para conseguir brilhar da Marquês de Sapucaí, o produtor resolveu filmar o documentário.

"Foi um trabalho muito suado da escola, por conta das dificuldades financeiras. Com as troca de comando na prefeitura não havia ajuda do poder público. Eu vi o sofrimento e o trabalho em equipe para levar o Carnaval para a avenida. Queria relatar tudo isso, justamente para mostrar às pessoas o que é o Carnaval do Rio de Janeiro de verdade. Eu mesmo não conhecia. Via pela televisão, mas não tinha a mínima ideia do que ocorria por trás. Essa visão dos bastidores foi o que me interessou", conta.

Leia também:
Blocos líricos: tradição que requer o frescor de novas composições
Documentário 'Vindas e Vidas' relata o drama de migrantes venezuelanos


Pegando carona no intercâmbio promovido, o filme é guiado por olhares estrangeiros. A direção é assinada por Tavo Chirivella, cineasta venezuelano radicado no Panamá. As entrevistas são acompanhadas pelo apresentador e ator panamenho Ludwik Tapia. Dividida em dez partes, a produção revela não só o processo de escolha do tema, confecção das alegorias e criação da coreografia. Ao mostrar o envolvimento dos moradores do Morro de São Carlos, berço da Estácio, as imagens celebram a força da tradição e do espírito comunitário que ainda existe nas escolas.



Os depoimentos reforçam ainda a urgência das questões sociais abordadas na avenida pela Estácio, que usou como fio condutor da apresentação a devoção dos panamenhos pelo Cristo Negro. A cena da crucificação de Jesus, abre-alas do desfile, simbolizava o sofrimento do povo negro desde a época da escravidão. "Meu trabalho foi mostrar que a cultura do Carnaval também tem seu lado social", comenta. "Yo & Você - Carnaval do Mundo" será exibido nos voos da Copa Airlines, patrocinadora do filme, para 32 países.

Veja também

Morre James Michael Tyler, o Gunther, da série 'Friends'
Luto

Morre James Michael Tyler, o Gunther, da série 'Friends'

Anitta cita mitomania após boatos de Gui Araujo
polêmica

Anitta cita mitomania após boatos de Gui Araujo