DOCUMENTÁRIO

Documentário sobre "Irmãos Evento" ganha campanha de financiamento coletivo

"A Vida Evento" vai contar a história de Joel e Abrahão Datz, conhecidos frequentadores dos eventos culturais recifenses

Documentário sobre Irmãos Evento lança financiamento coletivoDocumentário sobre Irmãos Evento lança financiamento coletivo - Foto: Divulgação

A trajetória de Joel e Abrahão Datz, conhecidos como Irmãos Evento, deve virar um documentário, com produção geral de Guilherme Zaicaner e direção de Amanda Nascimento. Para fazer “A Vida Evento” chegar às telas, a equipe envolvida no projeto lançou uma campanha de financiamento coletivo.

Através da plataforma Catarse, o público pode fazer colaborações financeiras para a produção do filme. A meta é alcançar R$ 30 mil, até o dia 21 de junho. Cada apoiador receberá uma recompensa, de acordo com o valor doado. Um teaser foi lançado para divulgar o crowdfunding.
 


O objetivo do documentário é destacar a relevância cultural dos Irmãos Evento para o Recife. A dupla ganhou notoriedade por estar sempre presente nos eventos da cidade. Após a morte de Abrahão, em 1995, Joel deu continuidade ao hábito, até a chegada da pandemia de Covid-19. Ele faleceu em julho de 2021, aos 76 anos
 

"A Vida Evento” vai partir de um trabalho de pesquisa a ser realizado com todo o material acumulado pela dupla durante décadas. A intenção é conseguir estimar e comprovar a quantidade de eventos prestigiados pelos irmãos, com consequente inscrição deles no livro de recordes (Guinness) como os maiores frequentadores de eventos do mundo. O material separado também será utilizado para uma exposição sobre a Eventologia, filosofia inventada por ele. 

Para a produção do filme, a equipe também pretende ouvir pessoas próximas e de alguma forma relacionadas aos Irmãos Evento. Será utilizado como locação o imóvel (em ruínas) dos Datz, localizado na Praça Chora Menino, no bairro da Boa Vista, centro da capital pernambucana. 

Também faz parte do projeto uma pesquisa iconográfica, que contará com arquivos fotográficos de Guilherme Zaicaner, que além de produtor será também personagem do documentário. Amigo de Joel, ele realizou um ensaio inédito dos irmãos como trabalho de conclusão de curso, em 1991, para a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Veja também

Victor Pecoraro vira corretor de imóveis: relembre atores que mudaram de profissão
FAMOSOS

Victor Pecoraro vira corretor de imóveis: relembre atores que mudaram de profissão

Thommy Schiavo teve morte acidental após queda, diz polícia do Mato Grosso
luto

Thommy Schiavo teve morte acidental após queda, diz polícia do Mato Grosso

Newsletter