Documentário sobre papa Francisco chega a cinemas dos EUA em maio

Filme foi escrito e dirigido pelo três vezes indicado ao Oscar Wim Wenders

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Vincenzo Pinto/AFP

O papa Francisco chegará em maio aos cinemas falando da vida, do universo e de outros assuntos em um documentário incomum coproduzido pelo Vaticano, anunciaram produtores na quarta-feira (14).

Escrito e dirigido pelo três vezes indicado ao Oscar Wim Wenders, "Pope Francis. A man of his word" (Papa Francisco. Um homem de palavra) estreia nos Estados Unidos em 18 de maio, informou a produtora californiana Focus Features.

No documentário, uma coprodução entre o Vaticano e cineastas externos, o papa se dirige ao público diretamente para falar sobre imigração, ecologia, desigualdade de renda e o papel da família.

Leia também:
Papa celebra a Quarta-Feira de Cinzas em igreja de Roma
Papa Francisco se reúne com vítimas de abusos sexuais do clero chileno
Papa Francisco celebra casamento em voo sobre o Chile


"Os conceitos visuais e narrativos diretos em frente à câmera colocam a audiência cara a cara com o papa, criando um diálogo entre ele e, literalmente, o mundo", disse um porta-voz em um comunicado.

"A partir de perguntas de pessoas de todos os âmbitos, o papa Francisco responde a agricultores e trabalhadores, refugiados, crianças e anciãos, reclusos e aqueles que vivem em favelas e acampamentos de imigrantes", acrescentou.

O filme mostra o pontífice de 81 anos viajando pelo mundo, falando nas Nações Unidas, se dirigindo ao Congresso dos Estados Unidos e no memorial de Yad Vashem em Jerusalém, dedicado à memória do Holocausto.

Também aparece falando a prisioneiros e refugiados em campos do Mediterrâneo e visitando os territórios palestinos e Israel, assim como a África, América do Sul e Ásia. Focus disse que a Universal Pictures International distribuirá o filme no exterior, mas ainda não há detalhes sobre o calendário de lançamento mundial.

Veja também

Espetáculo de dança 'Inverso Concreto' será apresentado em versões distintas Dança

Espetáculo de dança 'Inverso Concreto' será apresentado em versões distintas

Edital Joel Datz, da segunda etapa da Lei Aldir Blanc no Recife, tem resultado divulgadoRecife

Edital Joel Datz, da segunda etapa da Lei Aldir Blanc no Recife, tem resultado divulgado