Cultura+

Documentário 'Vindas e Vidas' relata o drama de migrantes venezuelanos

O filme, que ganha sessão de estreia no Cinema São Luiz, é fruto de uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2

Documentário "Vindas e vidas" Documentário "Vindas e vidas"  - Foto: Divulgação

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o número de venezuelanos que saíram do seu país por causa da crise política econômica chegou a 4,6 milhões no ano passado. A previsão da agência da ONU para 2020 é de que esse montante continue crescendo e ultrapasse 6 milhões. No documentário "Vindas e Vidas", que será lançado no dia 20 de janeiro, o drama dessas pessoas é representado a partir das histórias de quatro famílias diferentes morando no Recife. A sessão de estreia será realizada no Cinema São Luiz, com entrada gratuita, às 19h.

O filme de 47 minutos é resultado de uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2. "Já tínhamos feito uma parceria com a Unicap em 2016, para o documentário 'Pedro Jorge - Uma vida pela justiça', e deu muito certo. Mantivemos algum contato com a universidade e, em 2017, contribuímos com uma campanha de recolhimento de donativos para os refugiados venezuelanos que a instituição estava realizando. Foi quando tivemos o primeiro contato com o pessoal da Cáritas e, a partir disso, surgiu a ideia do filme", explica Cláudia Holder. Ela assina a direção técnica do trabalho ao lado de Ana Cláudia Dolores, Jaqueline Maia e Lícia Magna.

A partir de entrevistas com os migrantes e representantes de diferentes instituições, "Vindas e Vidas" não busca falar apenas das dificuldades que levaram essas pessoas a deixarem seus países, mas também do processo de integração delas nos novos lares. "A atual situação da Venezuela gera material para muitas abordagens, mas, como temos limitações de tempo, geografia e recursos, estabelecemos um recorte. Nossa opção foi mostrar como os venezuelanos estão sendo recebidos aqui e tentar, por meios das histórias particulares de cada um, desmistificar a visão de que eles estão vindo para cá para roubar os empregos dos brasileiros. Mostramos que eles têm qualificação, são pessoas como nós e merecem esse acolhimento para terem condições de cuidarem das suas vidas", afirma Cláudia.

Leia também:
[Crítica] '1917' prende o público com experiência cinematográfica imersiva
'Mistério no Mediterrâneo' foi o filme mais popular na Netflix em 2019
Venezuelanos vivem em condições precárias no Recife


Até novembro de 2019, a Plataforma de Coordenação para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V) contabilizou a entrada de 224 mil venezuelanos no Brasil. O País é o sexto destino mais procurado por eles, ficando atrás de Colômbia, Peru, Chile, Equador e EUA. Parte das famílias entrevistadas para o projeto foi atendida pelo Programa de Interiorização Voluntária (PANA), que já trouxe para Pernambuco 138 pessoas.



A produção do documentário foi realizada entre abril e junho do ano passado, sem fazer uso do orçamento das instituições responsáveis. A direção institucional é do procurador-chefe da PRR5, Marcelo Alves, do reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, e do secretário regional da Cáritas em 2019, diácono Antônio Lisboa. A trilha sonora foi composta exclusivamente para a obra pelo acordeonista austríaco Stefan Matl. Após a sessão de estreia, o filme será exibido em outros eventos, ainda sem data marcada, e ficará disponível para o público em plataformas digitais até o final do ano.

Veja também

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"
Música

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos
MÚSICA

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos

Newsletter