Dois projetos se unem para estimular a leitura e surgimento de autores no Sertão
Iniciativa em Serra Talhada comemora os 70 anos do escritor Raimundo Carrero
Com o objetivo de movimentar o consumo e a produção literária no Sertão pernambucano, a Feira do Livro do Vale do Pajeú se une à terceira edição da Festa Literária de Serra Talhada (Flist). Os dois eventos ocorrem em paralelo, desta terça-feira (8) até a próxima sexta-feira (11), na Estação do Forró, na Vila Ferroviária, em Serra Talhada, com duração das 9h às 11h e das 15h às 21h.
"A gente tem a interpretação de que, no Brasil, pouca gente lê. Nosso intuito é, portanto, ampliar a base de leitores do País. Por isso, buscamos uma proposta de programação que tenha um alto grau de encantamento, para que as pessoas se interessem em criar o hábito da leitura", afirma Rogério Robalinho, diretor da Cia. de Eventos, responsável pela iniciativa.
A produtora, que também organiza a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, firmou parceria com a Fundação de Cultura de Serra Talhada, realizadora da Flist.
Neste ano, as ações comemoram os 70 anos do escritor Raimundo Carrero. "Ele nasceu em Salgueiro, no Sertão, e firmou sua trajetória no Recife. Estava na hora de fazer esse movimento de volta, estimulando o surgimento de autores nesta região", diz Robalinho.
O homenageado estará presente em vários momentos da programação, conversando com outros nomes da literatura pernambucana. Hoje, o bate-papo é com Ronaldo Correia de Brito e, amanhã, com Marcelino Freire.
Outra atração, que celebra a obra de Carrero através do olhar das mulheres - ocorre na quinta-feira, às 19h. As atrizes Fabiana Pirro, Silvia Goes e Ana Nogueira encenam as personagens femininas de dois livros do escritor - "Bernarda Soledade - A tigre do sertão" e "Tangolomango" - leitura dramática batizada de "Delírios de criação e loucura".
Uma das características do projeto literário é agregar outras linguagens artísticas. Apresentações circenses, sessões de cinema, contação de histórias e intervenções poéticas fazem parte da agenda programada pelos realizadores, que convidou atrações como a banda As Severinas, a equipe de malabarismo Gilvan Santo, a atriz Daniela Câmara, o Xaxado Zabelê e o grupo de música e dança Cabras de Lampião.
"Infelizmente, somos um povo sem memória, que não valoriza sua ancestralidade. A ideia dessa mistura é valorizar a cultura da nossa terra, sobretudo, do Pajeú, onde temos um manancial de poetas que lidam com a literatura por meio da oralidade. Queremos ser o elo entre esses artistas e o mercado editorial", afirma.
No campo da literatura, um dos destaques é a presença do escritor Sidney Nicéas. Na quinta-feira, às 20h, ele autografa o livro "Noite em Clara - um romance (e uma mulher) em fragmentos", lançado no ano passado. No dia seguinte, a partir das 14h, comanda um workshop de criatividade e escrita, voltado para criança e adolescentes.
Serviço:
Feira do Livro do Vale do Pajeú e Festa Literária de Serra Talhada (Flist)
Desta terça-feira (8) a 11 de agosto de 2017, das 9h às 11h e das 15h às 21h
Estação do Forró (Vila Ferroviária, Serra Talhada)
Entrada gratuita
Programação completa:
CIRCO
DIA 08 - TERÇA- FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Gilvan Santos.
21 h – Clênio Sandes e Chico Pedrosa: uma mistura explosiva de humor, causos, piadas, cordel e muita poesia.
DIA 09 - QUARTA-FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Mistura Pernambucana.
20 h –Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
21 h – Show As Severinas.
DIA 10 - QUINTA-FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Sertão Frevo e o Hip Hop Resistência nas Ruas.
20 h –Mulheres de sol e sangue – Performance poética com a atriz Daniela Câmara
21 h– Henrique Brandão
DIA 11 - SEXTA-FEIRA
09h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo de Xaxado Zabelê.
20h – A mulher no atual cenário poético do Pajeú - Recital e bate papo com as poetisas Elenilda Amaral, Izabella Ferreira, Sara Cristovão, Thyelle Dias. Mediação de Izabelly Moreira
21h – Humor na Feira com Zelito Nunes e Eugênio Gerônimo.
22h – Apresentação do show Simplesmente com a cantora e poetisa Leda Dias. Participação especial de Encerramento com Truvinca.
CINE CLUBE LAMPIÃO/MUSEU DO CANGAÇO
DIA 08 - TERÇA-FEIRA
15 h – Papo Amarelo – O Primeiro Tiro.
Redenção.
DIA 09 - QUARTA-FEIRA
15 h - A Dona do Pecado dos Outros.
Um Homem sem Sorte.
DIA 10 - QUINTA-FEIRA
15 h – Bicho de Sete Letras.
Infinito de nós 2.
DIA 11 - SEXTA-FEIRA
15 h – A Nona Cidade.
Lampião e o Fogo da Serra Grande
LANÇAMENTOS DE LIVROS
DIA 08 - TERÇA-FEIRA
19h30- Lançamento do livro – A MAIOR BATALHA DE LAMPIÃO: SERRA GRANDE E A INVASÃO DE CALUMBI, de Lourinaldo Teles Pereira Lima.
20h- Lançamento do livro DICIONÁRIO DE FOLCLORE PARA ESTUDANTES , de Rúbia Lóssio e Mário Souto Maior
20h30- Lançamento do livro ALMANAQUE PERNAMBUCO DE CAUSOS, MAL-ASSOMBROS E LOROTAS, de Rúbia Lóssio e Roberto Beltrão
DIA 09 - QUARTA-FEIRA
19h30 - Lançamento do livro – DE VOLTA A MINHA TERRA, de Adelmo Santos.
20h - Lançamento do livro AS DUAS PEDRAS. CONTOS E PROSAS, de Paulo César Gomes
DIA 10 - QUINTA-FEIRA
18H30Lançamento do livro CONECTANDO SABERES DA ESCOLA: ESCOLA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES, RELATOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES, de Adeilson Pinheiro Sedrins
19h - Lançamento do livro IN VIVO, de Sabrinna Alento Mourão
19h30 –Lançamento do livro CANTA DORES, de Isabelly Moreira.
20h- Lançamento do livro NOITE EM CLARA – UM ROMANCE (e uma mulher) EM FRAGMENTOS, de Sidney Niceas
20h30 - Lançamento do livro ASPECTOS DESCRITIVOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA LÍNGUA FALADA EM PERNAMBUCO, de Adeilson Pinheiro Sedrinse Edmilson José de Sá ( Org)
DIA 11 - SEXTA-FEIRA
19h – Lançamento do livro o GOGO DE OURO, de José Amaurílio de Sousa
SALA DAS PROSAS I
DIA 08 - TERÇA-FEIRA
14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia- Editora Livrinho de Papel Fínissimo
19 h - A literatura não tem bons sentimentos - O escritor Ronaldo Correia de Brito conversa com o homenageado da festa, Raimundo Carrero, sobre a construção do seu universo literário
DIA 09 - QUARTA-FEIRA
14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia - Editora Livrinho de Papel Finíssimo
19 h - Sobre os esforços que fazem a ficção - Marcelino Freire conversa com o homenageado Raimundo Carrero e relembra a experiência como aluno em suas oficinas de escrita.
DIA 10 – QUINTA-FEIRA
19 h - Delírios de Criação e Loucura - Uma leitura dramática da obra de Raimundo Carrero com as atrizes Ana Nogueira, Fabiana Pirro e Sílvia Góes.
DIA 11 – SEXTA-FEIRA
10h - Movimento Respeitem os 8 Baixos – Roda de conversa com Anselmo Alves (Produtor cultural) e Truvinca (Mestre de sanfona de 8 baixos) e mediação da pesquisadora Lêda Dias. (Museu do Cangaço)
14h – Mulherio das letras de Pernambuco – Uma roda de bate papo com Patrícia Vasconcellos (Editora Caleidoscópio), Aninha Ferraz (Editora Coqueiro) e Débora Echeverria (Editora Cubzac)
14h- Workshop de Criatividade e Escrita com o Escritor Sidney Niceas.
18h30- De literatura e a nossa identidade sertaneja - Conferência do escritor Adriano Marcena.
19h30 - 40 anos no ar – Francisco José apresenta o seu livro e conversa sobre a jornada de um repórter pelos cinco continentes.
OUTRAS ATIVIDADES
ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.
ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos..
Veja também

MC Kevin: Um ano após morte, caso é marcado por indefinições na justiça e dor de familiares
