"Dolittle" com Robert Downey Jr. é leve e divertido

Estrelado pelo astro hollywoodiano, o filme estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas do Brasil

Downey Jr. procura deixar para trás o super-herói que viveuDowney Jr. procura deixar para trás o super-herói que viveu - Foto: Divulgação

Nem todos os fãs da Marvel superaram o desfecho do Homem de Ferro em "Vingadores: Ultimato" (2019). O ator Robert Downey Jr., no entanto, parece empenhado em deixar para trás o super-herói interpretado por ele ao longo de 11 anos. "Dolittle", que estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas brasileiros, traz o astro hollywoodiano (que também assina como produtor executivo do filme) no papel de um médico capaz de falar com os animais.

Dirigido por Stephen Gaghan, o longa-metragem é baseado na série de livros do escritor britânico Hugh Lofting, mais especificamente em "A Viagem do Dr. Dolittle", publicado em 1922. A primeira adaptação para o cinema foi em 1967: uma comédia musical estrelada por Rex Harrison e com direção de Richard Fleischer. Em 1998, foi a vez de Eddie Murphy dar vida ao personagem numa versão muito distante da obra literária e que ganhou quatro sequências.

Nesta nova adaptação, ambientada na Inglaterra do século 19, o excêntrico Dr. John Dolittle vive a dor de ter perdido a esposa há sete anos. Sem conseguir superar o luto, o médico vive isolado em sua mansão, cercado por bichos de todas as espécies. Mesmo relutante, ele é forçado a aceitar o pedido de ajuda da Rainha Victória (Jessie Buckley), que adoece de forma misteriosa. Com a ajuda de um indesejado aprendiz, Tommy Stubbins (Harry Collett), e de alguns animais, ele embarca à procura de uma cura.

A viagem empreendida por Dolittle é também interior. Cada obstáculo vencido ao lado de velhos e novos amigos faz com que ele recupere, aos poucos, a autoconfiança e a coragem antes perdidas. Com piadas certeiras e referências engraçadas, o filme é uma aventura leve e divertida. Os efeitos visuais são bem empregados na produção, dando naturalidade às expressões dos animais computadorizados.

É difícil não ter uma sensação de déjà vu ao ver Robert Downey Jr. repetir o mesmo tipo vivido em "Sherlock Holmes": um homem extremamente inteligente, porém egoísta e, ainda por cima, britânico. As companhias do ator em cena, no entanto, dão o frescor necessário ao filme. O elenco conta com estrelas como Antonio Banderas e Michael Sheen. Emma Thompson, Octavia Spencer, Tom Holland, Marion Cotillard, Rami Malek, John Cena e Selena Gomez foram as escolhas perfeitas para dublar a simpática trupe animalesca que concentra boa parte do encanto do longa.

Veja também

Festival In-Edit tem produções sobre Bob Dylan e Jair Rodrigues
Audiovisual

Festival In-Edit tem produções sobre Bob Dylan e Jair Rodrigues

Mariana Ximenes e Selton Mello gravam novela 'Nos Tempos do Imperador' na praia
Novelas

Mariana Ximenes e Selton Mello gravam novela 'Nos Tempos do Imperador' na praia