Downtown Pub anuncia fechamento este mês

Downtown, que completou 21 anos no último dia 16 de janeiro, é conhecida por ser o pub mais antigo do Recife e estará em funcionamento até o dia 31 de maio

Fachada do Downtown PubFachada do Downtown Pub - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

Após mais de duas décadas de funcionamento, o Downtown Pub, localizado no Bairro do Recife, região central da capital pernambucana, deve fechar as portas no fim deste mês. O anúncio foi publicado no perfil oficial da casa de rock no Instagram e confirmado ao Portal FolhaPE pelo proprietário do estabelecimento no início da noite desta quinta-feira (03). “Já tivemos dias melhores. Assim como as demais empresas em todo o país, a crise financeira também tem nos afetado e esta é uma das principais causas do encerramento da casa”, lamentou Tito Lívio ao FolhaPE.

Leia também
Restaurantes do Bairro do Recife sofrem arrombamentos na madrugada
Uma 'cracolândia' resiste no Bairro do Recife


O Downtown, que completou 21 anos no último dia 16 de janeiro, é conhecido por ser o pub mais antigo do Recife. Com lotação para 500 pessoas, a casa costuma receber atualmente uma média de 2.500 a 3.000 pessoas por mês, número que, segundo o dono, é bastante inferior ao que era registrado há quatros anos. Desde que inaugurou, em 1997, o estabelecimento havia anunciado encerrar as atividades anteriormente - em 2014, o dono chegou a fazer o anúncio pelo mesmo motivo, mas conseguiu manter a casa em funcionamento.

De lá para cá, o Downtown sofreu alteração no funcionamento. “Tivemos uma mudança brusca de comportamento depois que a Lei Seca entrou em vigor. Por esses e outros motivos relacionados à estrutura da da cidade, precisamos reduzir o funcionamento da casa apenas para dois dias na semana: sextas e sábados”, disse Tito.

O proprietário revela que, além dos problemas financeiros, ainda existem outros fatores que contribuem para a decisão. De acordo com o post publicado na rede social, a “grave crise financeira que assola o país, aliada aos problemas crônicos do bairro como: falta de limpeza das vias públicas, iluminação precária, extorsão praticadas pelos flanelinhas, ambulantes invadindo as calçadas, insegurança, fiscalização ineficiente nos mais diversos setores, incluindo o pouco fomento ao turismo e a cultura local” obrigou os responsáveis pela Downtown a tomarem esta medida.

“De uns anos para cá ,estamos vivendo um retrocesso na cidade do Recife. O descaso do poder público da cidade também tem sido um dos fatores que tem contribuído para decisão. O fechamento da Downtown Pier foi por este motivo [em 2017], estamos tomando a mesma medida e antecipo que outros estabelecimentos do Armazém do Porto também fecharão em breve”, reforçou Tito, dizendo que, mesmo diante desta situação, ainda tem esperança para encontrar um solução. 

No Instagram, vários seguidores lamentaram o fechamento da casa de rock. “Perde Pernambuco, perde o Recife, perde o Recife Antigo, perde o Turismo, perde os locais em opção de lazer!! Triste ver esse polo turístico e de lazer estar definhando”, disse Carlos Lavecchia.

No mesmo anúncio do fechamento, é informado que uma série de eventos será realizada até o fim de maio: "É por isso que o pub mais antigo da cidade, conhecido em todo o país, decidiu fechar suas portas, mas não sem antes deixar de honrar sua agenda de shows até o final de maio - por sinal como sempre preparada com muito critério, apresentando as melhores atrações", diz o post.  A programação pode ser acompanhada através do perfil oficial da Downtown Pub, no Instagram, e no site.

Confira o comunicado na íntegra:

"É com muita tristeza que informamos que o encerramento das atividades do Downtown Pub se aproxima. Durante estas duas décadas de funcionamento procuramos oferecer uma agenda de qualidade, investindo em estrutura, divulgação e qualificação dos profissionais, mas infelizmente não estamos conseguindo arcar com os prejuízos acumulados em decorrências dos problemas que enfrentamos há algum tempo e que fogem a nossa competência.

A grave crise financeira que assola o país, aliada aos problemas crônicos do bairro como: falta de limpeza das vias públicas, iluminação precária, extorsão praticada pelos flanelinhas, ambulantes invadindo as calçadas, insegurança, fiscalização ineficiente nos mais diversos setores, incluindo o pouco fomento ao turismo e a cultura local, está nos obrigando a tomar esta difícil decisão. Entendemos que o problema não está nos profissionais que conduziram a casa, mas sim nas condições adversas que enfrentamos ao ver o Bairro do Recife esquecido pelo poder público, que não consegue atender as necessidades básicas de um local tão privilegiado e ao mesmo tempo abandonado.

É por isso que o pub mais antigo da cidade, conhecido em todo o país, decidiu fechar suas portas, mas não sem antes deixar de honrar sua agenda de shows até o final de maio - por sinal como sempre preparada com muito critério, apresentando as melhores atrações.

Levaremos na memória as lembranças dos frequentadores que inúmeras vezes citaram o Downtown como uma casa que deveria ser tombada ou simplesmente receber o título de patrimônio da cidade, símbolo da resistência do Recife Antigo, um espaço que lançou centenas de bandas, proporcionou histórias, lembranças, romances, muita diversão, e música de qualidade. Acreditamos que com o encerramento das nossas atividades o Recife perde um pouco da sua referência noturna, uma casa com personalidade, que nunca se rendeu aos modismos e sempre permaneceu fiel ao seu estilo, fato raro nos dias de hoje.

Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado durante essa longa e exitosa trajetória, com o sentimento de dever cumprido e com a certeza que a CASA do ROCK deixará saudades."

Veja também

Série ‘Hermeto 85-Vida em Sinfonia’ celebra vida e carreira de Hermeto Pascoal
Música

Série ‘Hermeto 85-Vida em Sinfonia’ celebra vida e carreira de Hermeto Pascoal

Após o Brasil superar 500 mil mortos por Covid-19, artistas postam #ForaBolsonaro
Manifestação

Após 500 mil mortos por Covid-19, artistas postam #ForaBolsonaro