Economia criativa no Sertão do Pajeú

Cidade de São José do Egito é primeira do Sertão de Pajeú a receber projeto do Sebrae-PE, que pretende dar visibilidade ao mercado cultural local

Léo Salazar fará palestra voltada ao financiamento na área da culturaLéo Salazar fará palestra voltada ao financiamento na área da cultura - Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha de Pernambuco

Visando fomentar a capacidade criativa e o empreendedorismo no Sertão de Pajeú, São José do Egito é a primeira cidade da região a receber o projeto "SerTão Criativo", do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e que começa na próxima sexta-feira (04) e se estende até o domingo (06).

O foco está direcionado a três pilares - Turismo Cultural, Gastronomia Local e Hotelaria Domiciliar. As cidades de Exú e Serra Talhada também deverão receber a iniciativa, em datas a serem confirmadas. "A ideia é dar visibilidade e capacitar quem desenvolve o mercado cultural nessa região", comenta Léo Salazar, consultor de economia criativa do Sebrae e um dos palestrantes.

"SerTão Criativo" também convida nomes como Márcia Xavier, representante da União Brasileira de Compositores em Pernambuco; André Lira, consultor de Economia Criativa do Sebrae; Paulo André, idealizador do festival Abril do Rock; Jamerson de Lima, do festival No Ar Coquetel Molotov; Paulo de Castro, do festival Janeiro de Grandes Espetáculos e Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre.

Léo Salazar ministrará uma palestra voltada ao financiamento cultural. "Há empreendimentos que ainda não possuem o conhecimento para realizarem esse processo de maneira eficaz", diz o consultor.

Também haverá palestra sobre direitos autorais, além de um encontro de negócios com os produtores de festivais. "É um segmento que movimenta cerca de R$ 2 milhões nessa região, em um dado levantado com 300 agentes culturais", pontua Léo. Durante a programação, também estão previstas apresentações musicais com artistas regionais, como Afonso Pequeno, Zé Carlos Pajeú, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes, além de performance da atriz Odília Nunes.

Inscrições gratuitas


Márcia Xavier é quem ministrará a palestra sobre direitos autorais e economia e, além de Léo Salazar, o também consultor de economia do Sebrae André Lira falarão sobre economia criativa e financiamento cultural. O evento é gratuito, e será possível realizar as inscrições para as palestras no local. "SerTão Criativo" ocorre no auditório do Sebrae, montado à Rua João Pessoa (em frente ao Beco de Laura). A programação se inicia às 18h.

 

Veja também

Série ‘Hermeto 85-Vida em Sinfonia’ celebra vida e carreira de Hermeto Pascoal
Música

Série ‘Hermeto 85-Vida em Sinfonia’ celebra vida e carreira de Hermeto Pascoal

Após o Brasil superar 500 mil mortos por Covid-19, artistas postam #ForaBolsonaro
Manifestação

Após 500 mil mortos por Covid-19, artistas postam #ForaBolsonaro