Logo Folha de Pernambuco

Editais

Edital Ancestralidades está com inscrições abertas até 20 de junho

Edição é voltada à pesquisa em ciência e tecnologia a partir da perspectiva dos saberes afro-brasileiros

Home da plataforma AncestralidadesHome da plataforma Ancestralidades - Foto: Divulgação

Seguem abertas até dia 20 de junho as inscrições para o edital 'Ancestralidades'. Desta vez, a edição é voltada para pessoas físicas pretas e pardas maiores de 18 anos, com pesquisas concluídas ou em andamento dentro da proposta central, ligadas ou não à academia, a partir da perspectiva dos saberes afro-brasileiros

As incrições devem ser feitas através do site do edital (clique aqui). Os interessados precisam se inscrever  nas categorias Pesquisa em Andamento e Pesquisa Concluída, mesmo o regulamento não possibilitando premiação em ambas. 

Resultado

Todos os projetos vão passar pela Comissão de Avaliação, onde 14 integrantes vão avaliá-los de acordo com os critérios disponíveis no edital, como diversidade regional e de gênero, e por seu vínculo com a temática das ancestralidades negras brasileiras.Após a avaliação, a Comissão de Seleção vai selecionar 12 trabalhos. Recebem R$ 15 mil e R$ 10 mil os vencedores em Pesquisas Concluídas e Pesquisas em Andamento, respectivamente.

“Há uma exaltação da cultura e da arte negra, dos movimentos sociais e movimentos negros. Mas, quando se trata da ciência e tecnologia, esses cientistas ficam de certa maneira inviabilizados, porque há uma geração que está aparecendo mais publicamente agora”, aponta oordenador do Programa de Democracia e Cidadania da Fundação Tide Setubal Márcio Black, sobre a categoria de 'Pesquisas Concluídas'.

 “O segundo ponto é o fato de que não se trata apenas de premiar pesquisadores negros, mas de laurear estudiosos que estão olhando e buscando outras perspectivas territoriais, ancestrais, éticas e estéticas em relação à abordagem da ciência e da tecnologia”, diz Black sobre 'Pesquisas em Andamento'.

Criado pelo Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal, o atual documento também informa que os projetos devem ser voltados a três temas como tecnologias ancestrais afro-brasileiras aplicadas à contemporaneidade.

Além do desenvolvimento territorial, regeneração ambiental, ecologia e revitalização urbana e rural para a conceituação, reflexão e expansão da ideia de território e de espaço do bem viver, com foco em tecnologias que impactam comunidades negras periféricas, quilombolas e tradicionais.

E ainda ética e justiça racial nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), direcionada a pesquisas com resultados teórico-práticos de estudos dos sistemas de discriminação digitais. Podem ser trabalhos visuais ou textuais, ligados  à academia como também a centro de pesquisas, instituições, entre outros.

SERVIÇO

Edital Ancestralidades de valorização à pesquisa

Inscrições: até 20 de junho,  às 23h59  (clique aqui)

Resultado da seleção: 18 de novembro

Veja também

Furacão Milton: Nivea Stelmann se mudou para os EUA após crise de pânico e hoje trabalha com câmbio
FAMOSOS

Furacão Milton: Nivea Stelmann se mudou para os EUA após crise de pânico e hoje trabalha com câmbio

Espetáculo "O Peru do Cão Coxo" retorna ao Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro
TEATRO

Espetáculo "O Peru do Cão Coxo" retorna ao Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro

Newsletter