Edital Rumos Itaú Cultural abre inscrições

Serão aceitas propostas de pessoas físicas e jurídicas, duplas, trios e coletivos, entre outros proponentes que podem inscrever projetos que tratem sobre quaisquer expressões artísticas e/ou intelectuais

Eduardo Saron, diretor do Itaú CulturalEduardo Saron, diretor do Itaú Cultural - Foto: Germana Macambira/Folha de Pernambuco

Entre 3 de setembro e 18 de outubro estarão abertas as inscrições para a 19 edição do Rumos Itaú Cultural 2019/2020. O anúncio, um dos mais aguardados entre editais voltados para a cultura, foi apresentado nesta segunda (2) durante coletiva de imprensa realizada na sede do instituto em São Paulo. Interessados podem acessar o endereço rumositaucultural.org.br. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 25 de maio de 2020.

Serão aceitas propostas de pessoas físicas e jurídicas, duplas, trios e coletivos, entre outros proponentes que podem inscrever projetos que tratem sobre quaisquer expressões artísticas e/ou intelectuais. Não há limite de valor para projetos inscritos por pessoas jurídicas. Já para pessoas físicas, o limite é de até R$ 70 mil.

Leia também:
Cenário drag do Recife apimenta a multiculturalidade da Capital
Centros culturais redobram cuidado com ditadura em meio a disputa de narrativas
Museu Nacional quer reabrir uma parte do palácio para o público em 2022


A seleção dos projetos passará por duas comissões: uma primeira fase realizada pela Comissão de Avaliação e em um segundo momento, o processo seletivo passará por uma Comissão de Seleção multidisciplinar.

"É um momento de grande mobilização, o lançamento de um novo edital. Porque é neste momento que reafirmamos alguns de nossos propósitos: a pluralidade que fazemos questão de imprimir no programa", ressaltou Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, presente na coletiva.

Mudanças concentradas basicamente no ato da inscrição, entre elas a declaração do valor máximo para pessoa física, que deverá permanecer como tal até o final do processo, contemplada com o valor máximo de R$ 70 mil, formam as novidades do edital 2019/2020. "Nesta edição também estamos recomendando roteiro e ficha técnica para quem for se inscrever na categoria audiovisual, com proposta de produção de filme', salienta Aninha de Fátima, gerente de comunicação Itaú Cultural.


Mostra Rumos 2017-2018

A partir desta quarta (4) e até o dia 3 de novembro, 'O Tempo das Coisas - Mostra Rumos 2017- 2018' abre na sede do Itaú Cultural, com um recorte da produção contemplada na última edição. Pelo menos 17 trabalhos são apresentados, entre os 109 projetos selecionados.

Pernambuco teve nove projetos selecionados na edição 2017/2018 do Rumos. Foram eles: Caravana MusiLibras (Instituto Som da Pele); Como Construir uma Casa (Carnaval Filmes LTDA - EPP); Mulheres Fortalecendo Raízes da Cultura Popular (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata); O Mamulengo Brasileiro Vai Entrando e Toma Assento (Fernando Augusto Gonçalves Santos), Olinda; Palhaço Surddy ( Igor de Andrade Rocha): Pífanos: do mapeamento à salvaguarda (Página 21 Comunicação); Pontilhados - Intervenções Humanas em Ambientes Urbanos (Mônica Lira de Queiroz Trindade); Probatio: criando instrumentos musicais digitais (Filipe Carlos de Albuquerque Calegário) e Yãkwá, Imagem e Memória (Vídeo nas Aldeias).


Caminhada Rumos

No próximo 26 de setembro Recife recebe o Caminhada Rumos, que percorre os 27 estados do Brasil promovendo bate papo e tirando dúvidas com produtores e artistas locais. Ana de Fátima (Núcleo de Comunicação e Relacionamento do Itaú) e Edson Natale (gerente do Núcleo de Música) integram a caminhada que chegará ao Recife.

Veja também

Fábio Assunção vai se casar com advogada no civil, e convidados serão testados para Covid
famosos

Fábio Assunção vai se casar com advogada no civil, e convidados serão testados para Covid

Kim Kardashian já preparou papelada de divórcio de Kanye West, diz site
divórcio

Kim Kardashian já preparou papelada de divórcio de Kanye West, diz site